Último capítulo de “Maria Mercedes” (08 de Janeiro de 1993)

“María Mercedes, la vida te premiará / Tú ya lo verás”

Um belo e emocionante último capítulo para “Maria Mercedes”. Era a primeira vez que nos despedíamos de uma Maria, e ela deixaria saudades. Com todo o seu bom humor e seus sofrimentos, Maria Mercedes ganhou um espaço em nosso coração, sempre reservado a ela. No último capítulo, Maria e Jorge Luis estão preparando as coisas para irem morar juntos, em um apartamento que não tenha nada a ver com a Mansão del Olmo, e vão morar com Esperanza, a sua filha sobrevivente… nesse último capítulo, três coisas mais importantes acontecem: 1) Maria Magnólia se revela mãe de Meche; 2) Malvina recebe o castigo que merece; e 3) Maria Mercedes e Jorge Luis se casam na igreja. É um último capítulo simples, mas perfeitamente emocionante nos momentos certos, para nos despedirmos com um sorriso no rosto.

E saudade no coração.

A cena de Meche com Maria Magnólia é emocionante. Ela está com a foto da mãe em mãos, mas ainda não tem coragem de olhá-la, e a entrega à senhora, que está com ela, dizendo que a mãe era muito bonita, mas que era má, com o coração muito duro. Maria não quer perdoar a mãe por ter abandonado ela e os irmãos, e diz que jamais faria isso (quer dizer, nessa novela, pelo menos). Quando Maria vê a foto e a reconhece, o choque e a emoção tomam conta, e é bem emocionante – “Yo soy María. María Magnolia. Perdonáme, Meche”. Chorando, a mulher pede desculpas, diz que era jovem, que estava cansada da bebedeira, do ciúme e das agressões do marido, e Meche, inicialmente, não quer perdoá-la, machucada e sentindo-se traída, mas a verdade é que ela já gosta da mulher. Eventualmente, então, enquanto Magnólia a chama de filha, e diz que daria a vida por ela e pela neta, Maria se vira e a abraça.

E a chama de mãe.

Malvina, por sua vez, está cada vez mais louca. Ela não gosta de Jorge Luis dizer que viverá em um apartamento com a esposa e a filha, e não deixa que ele leve nada da casa, o que não faz diferença nenhuma, porque ele está decidido a ser feliz com Maria, e nem sua mãe nem ninguém o impedirá disso. Quando Jorge Luis retorna à casa, por um chamado de Berenice, Digna lhe conta: “Mi mamá se há vuelto loca”. Devo dizer que o fim de Malvina é bizarro e, e eu ri – Malvina está no semáforo, trabalhando limpando vidros de carro e pedindo dinheiro, vestida exatamente com as mesmas roupas de Maria Mercedes no início da novela. Eu não esperava ver essa parte de sua “loucura”, e fiquei muito contente por poder vê-la. Então, Digna e Jorge Luis autorizam que ela vá internada à força, e é o seu castigo por tudo, mas principalmente por ter feito Maria se passar por louca.

Por fim, TEMOS UM NOVO CASAMENTO. Maria diz que quer que eles se casem, na igreja dessa vez, e é muito bonito ver como os dois estão na mesma página. Ele está animado, mais leve que nunca, falando como Maria, e é muito bonito, e então ele anuncia: “Nos casaremos en la Basílica de Guadalupe”, para a alegria genuína de Maria. E a verdade é que esse casamento na igreja tinha mesmo que ser agora, porque ele precisava SER DE VERDADE. Agora, Jorge Luis estava apaixonado e feliz por se casar com Maria Mercedes, pronto para ser um ótimo marido e um ótimo pai, e é essa promessa que ele está fazendo diante de Deus no fim de “Maria Mercedes”. É uma cena bonita e emocionante, e a Maria está muito fofa… assim, ao som de “Maria Mercedes”, mais uma vez, vemos Meche e Jorge Luis se beijando e as letras que anunciam o “FIM” da novela.

Fica a saudade.

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários