Primeiro Capítulo de “GO! Vive a Tu Manera”



As audições de Mía…
Depois do sucesso de produções como “Violetta”, “Soy Luna” e “Kally’s Mashup” (que é muito melhor que as outras duas citadas e, se você não concorda, deve ainda ser muito jovem ou estar julgando pelas pela memória afetiva, porque a condução do roteiro de “Kally’s Mashup” é infinitamente superior a qualquer outra série/novela do gênero que eu tenha assistido), a Netflix resolveu fazer sua própria produção adolescente, cheia de música, dança e um elenco internacional… “GO! Vive a Tu Manera” estreou no dia 22 de fevereiro de 2019, com uma temporada curta de 15 episódios que foi o primeiro motivo pelo qual eu resolvi assisti-la… bastante música, uma história contada sem enrolações (pelo menos é o que eu espero)… acho que “GO! Vive a Tu Manera” tem alguns problemas (similares a “Bia”), mas, no geral, é uma boa série!
O que eu mais gostei, logo de cara, é o fato de Mía Cáceres não ser uma protagonista boba e sonsa, como outras produções trouxeram. Ela é impetuosa e determinada, e vai fazer de tudo para conseguir o que quer, enquanto enfrenta os desafios e os bullies de queixo erguido. Adoro essa atitude! Aqui vale, já, um elogio e uma crítica, porque eu senti, justamente, uma semelhança a “Kally’s Mashup” – em todo o conceito da escola, sim, mas principalmente na concepção da protagonista e da antagonista. E ao mesmo tempo em que Mía conseguiu me convencer como uma protagonista forte e decidida, como Kally, não acho que Lupe seja uma personagem assim tão bem escrita e/ou interpretada… há uma tentativa de fazer dela a nova “Glória”, mas EU AMO A GLÓRIA de “Kally’s Mashup” e ela é, para mim, a melhor vilã do gênero, de longe.
E em grande parte pela atuação de Sara Cobo: impecável.
Mas falemos do primeiro capítulo de “GO!”
O capítulo já começa com show e música e, ao som de “Just Feel It”, conhecemos Mía Cáceres e Gaspar, enquanto eles fazem um show no parque… então, a madrinha de Mía, Isabel, aparece no meio do público trazendo o seu celular que ela deixou em casa, contando que ela recebeu uma ligação de Saint Mary – uma escola para a qual ela sonha ir, embora a madrinha não goste muito da ideia… afinal de contas, alguma coisa na escola tem a ver com o passado de Mía, e tudo o que Isabel quer é que ela e a afilhada vão embora para Madrid. Mesmo assim, se Mía tem a chance de fazer uma audição e, quem sabe, conseguir uma bolsa em Saint Mary, a madrinha não vai privá-la dessa oportunidade… e ela garante à madrinha que precisa tentar essa chance: se não for aprovada, então ela vai embora para Madrid sem reclamar… mas entrar vai ser o menor dos seus problemas
Gaspar já fala sobre como “todos lá são muito diferentes dela”, e ela terá que ficar morando na escola – no meio daqueles riquinhos de nariz empinado. Mas Mía não está preocupada com nada disso: ela está animada e fascinada com tudo, com “o lugar onde o seu esforço e trabalho a levarão mais alto”. Enquanto isso, Lupe também chega à escola para o começo de mais um ano, e ela se sente a dona de tudo aquilo… porque, de certa maneira, ela é. Ela se acha um máximo, e todos os olhares estão sobre ela quando ela anda pelos corredores e, nas suas palavras, “todos querem ser ela, mas ela é única”, e embora “eles a achem uma deusa, ela é uma rainha”. Uma rainha em seu reino, Saint Mary… e então você já sabe que esse reinado está ameaçado.
Mía vem para mexer com isso tudo.
Enquanto isso, o time de basquete de Saint Mary lida com rivalidades dentro do time… de um lado, temos Álvaro: irmão de Lupe, mas em nada parecido com ela, porque ele é bom e quase é o capitão do time, agora que a vaga está aberta, porque ele é mesmo o melhor jogador e o melhor líder; do outro lado temos Juanma: namorado de Lupe, ele é exatamente como ela, ambicioso e acostumado a ter tudo como ele quer, ele quer o título de capitão a qualquer custo e, portanto, tentará conquistá-lo. Felizmente, quando Lupe vai conversar com o pai e pedir que Juanma seja nomeado capitão (mesmo que o treinador já tenha nomeado Álvaro), Ramiro diz que o que acontece no time de basquete não interessa a ela e ela tem que entender isso; inclusive, diz que é uma vergonha (!) que ele venha lhe pedir isso… toda doída, Lupe diz que ele sempre tem que falar bem do Álvaro, que “ele é seu favorito, e nem é seu filho”.
Opa, plot twist interessante… prestando atenção aqui!
Mía e Álvaro se conhecem ocasionalmente ao longo do primeiro capítulo… Mía está procurando um lugar onde possa ensaiar para a sua audição, e Álvaro está vindo guardar umas coisas do time, e então eles “brigam” e depois já parece rolar um clima… mas, naquele momento, Mía não está disposta a se distrair: ela é determinada demais e está focada em sua audição. Assim, Mía sobe naquele palco cheia de ATITUDE, e é isso o que a descreve; ela pode não ter a técnica, mas ela certamente tem a energia necessária, e então ela diz que “não gostou de nenhuma das músicas sugeridas e vai cantar uma que o seu amigo escreveu” (topetuda!), e então ela encanta os jurados cheia de vida, novidade e umas referências a “Flashdance”. É diferente de tudo o que eles viram naquele dia, e os jurados dão uma boa nota para ela… pelo menos dois dos jurados. Não Mercedes.
Mercedes é a mãe de Lupe, uma mulher que, diferente do seu marido, faz todas as vontades da filha – é bom que ele seja diferente e lhe dê umas lições, como aquela sobre o time de basquete. Mas, no caso de Mía, Lupe envia uma mensagem à mãe e então ela decide que Mía não vai ser uma das bolsistas… afinal de contas, “ela é a diretora e é ela quem decide as coisas”. É completamente injusto e recebe protestos, mas aparentemente é assim que as coisas acontecem em GO! Durante o anúncio das duas bolsas, Mía estava tão confiante, coitada, que eu fiquei com pena… não era só uma ilusão ou uma esperança: era a convicção de que tinha sido uma das melhores audições do dia, se não a melhor, e a única que foi aplaudida DE PÉ pelo público… simplesmente não é JUSTO que ela não seja aceita na escola. Mas eles anunciam dois nomes.
E eles não incluem “Mía Cáceres”.
“Dei o melhor de mim e não foi o suficiente. Definitivamente não tenho o talento da minha mãe”
Mía está arrasada, mas a madrinha não vai deixar isso assim – afinal de contas, ela também é uma artista, ela já esteve em várias audições, e ela entende do assunto: ela sabe que tem algo de muito errado por trás dessa eliminação. Assim, ela vai falar pessoalmente com Ramiro, contar o que aconteceu e dizer que nunca viu algo assim em uma audição, portanto não é justo que Mía não seja aceita… ela só quer que seja feito o que é certo, e Ramiro tenta dizer que “ele não se envolve”, que “esse é o departamento da sua esposa”, mas Isabel ameaça ir à imprensa… ela pode contar o que acabou de acontecer naquela “conceituada escola” e mostrar que as audições não são nada justas… será que ele quer a imagem da escola manchada por algo assim? Além disso, talvez ela tenha até algo a mais para falar à imprensa… sobre uma história que aconteceu há 15 anos.
Enquanto Isabel tenta entender o que aconteceu, Mía fica em Saint Mary para esperar por ela, e tem duas cenas interessantes. Uma delas é com Álvaro, quando ela vê Mercedes discutindo com ele e acaba se intrometendo, dizendo que ele “só está tentando fazer o seu trabalho” e “ela não pode falar assim com o pessoal da limpeza” e, confusa, Mercedes responde que “ele é filho da diretora dessa escola, no caso ela mesma”. Opa. Depois, quando Álvaro vem pedir desculpas por tê-la deixado acreditar que ele trabalhava ali mesmo, ela simplesmente joga a água que está bebendo nele, E É MARAVILHOSO. Amo como ela é impulsiva e como tem essa personalidade toda! Depois, ela esbarra em Juanma, que já está encantado por ela (!), e quase é expulsa da escola por Lupe, que diz que “eles não deixam qualquer um ficar ali dentro”, mas ela diz que não sai dali sem a madrinha.
E, desafiadora, senta no chão para enfatizar seu ponto.
Dali ela não sai. Não dessa maneira.
AMEI A MÍA! <3


Para mais postagens de “GO! Vive a Tu Manera”, clique aqui.


Comentários