GO! Vive a Tu Manera – GO! Viva do Seu Jeito



“Just feel it! Ponte conmigo a bailar”
Depois do estrondoso sucesso de produções como “Violetta”, do Disney Channel, ou “Kally’s Mashup”, da Nickelodeon, nos últimos anos, a Netflix resolveu fazer a sua própria produção do gênero – adolescente e musical. Dessa vez, a história se passa em um colégio cheio de pessoas bastante ricas, o Saint Mary, e Mía Cáceres é uma garota que sempre sonhou em frequentar essa escola e, principalmente, o programa de música e dança que eles têm: GO. Como Mía é de uma família sem o dinheiro dos alunos dessa escola, sua única oportunidade de entrar é através de umas audições para uma das duas bolsas que eles disponibilizam todos os anos, e Mía está determinada a consegui-la. Mía é talentosa, impetuosa e tem um frescor que é justamente o que GO estava precisando: eles não podem mais apresentar as mesmas coisas em competições todos os anos.
Mesmo assim, não é fácil para Mía entrar na escola… ela rapidamente conquista a raiva da vilã da série, Lupe, que é uma garota que sente que é a dona do lugar – ou, como ela diz, a Rainha. Agora, depois que os problemas iniciais são resolvidos, Mía vai entrar em Saint Mary e fazer o que pode para passar um bom momento e fazer aquilo que sempre sonhou: estudar para “alcançar voos mais altos”… ou qualquer coisa assim. No meio, ela terá que lidar com uma garota invejosa, com dois garotos, que já são rivais entre si mesmo antes de sua chegada, se apaixonando por ela, e com um segredo em seu passado que envolve a sua mãe, já morta, e o dono da escola – que, casualmente, é justamente o pai de Lupe. Porque estamos em um mundinho pequeno. A trama principal de “GO! Vive a Tu Manera” é bem interessante e gostosa de acompanhar.
Acho que a principal diferença entre a produção da Netflix e as outras produções do Disney Channel (“Violetta”, “Soy Luna”, “Bia”) e da Nickelodeon (“Kally’s Mashup”, “Club 57”) é o fato de termos temporadas curtas, de apenas 15 episódios… no mais, no entanto, eu sinto que a Netflix poderia ter inovado e sido um pouco diferente, quando ela acaba não apresentando nada de novo e, pior, cometendo os mesmos erros de outras produções. Vejo problemas sérios em “GO! Vive a Tu Manera”, e só acho que eles não estragam toda a experiência porque a trilha sonora é boa, os momentos musicais também, e os personagens principais são interessantes, bem como a trama principal… e, de quebra, a temporada curta deixa o roteiro um pouco mais ágil, porque a mesma coisa que “GO!” conta em seus primeiros 15 capítulos seriam contados ao longo de 60 ou 80 episódios na Disney.
Principais problemas de “Go”: alguns personagens. Gosto muito de Mía e de Álvaro, e também gosto muito de Ramiro. Gosto de Zoe, Gaspar e Simon. Mas aí acabam os personagens de que gosto de verdade. Lupe, para mim, parece uma vilã que aspira ser a Glória, de “Kally’s Mashup”, mas ela não chega aos pés – talvez seja implicância minha, porque acho Glória (e a atuação perfeita de Sara Cobo!) a MELHOR antagonista do gênero. Ela é má, tem propósito e consegue ser carismática… sei lá como ela consegue, amo a Glória. Juanma, por sua vez, me parece alguém com quem deveríamos nos importar, mas ele é só chato mesmo, e eu acho que lhe falta carisma para conquistar o público como os melhores antagonistas conseguem. As amigas de Lupe e os amigos de Álvaro e de Juanma são totalmente desinteressantes e cheios de piadas repetidas.
E se tornar repetitivo em 15 episódios é um feito e tanto.
Talvez parte disso tudo tenha sido minhas expectativas. Elas não estavam altas nem nada, porque eu sabia que era uma produção do nível das demais e que pouca coisa seria diferente – e eu não posso reclamar se me proponho a assisti-las, é uma escolha minha. O que me incomoda é a oportunidade perdida pela Netflix que, fora das amarras da Disney e da Nickelodeon, poderia ter trazido outros temas à tona, temas que são pertinentes a um público jovem, e nem estou falando de nada polêmico como uma “gravidez na adolescência”, porque não cabia aqui, mas a representação de um casal gay, por exemplo. Eu sei que minha mente imaginou um possível romance de Gaspar e Simon na primeira vez que os vi juntos, mas não aconteceu… e seria tão bom ter essa representatividade, sabe? Mas a Netflix resolveu manter-se no status quo.
O que não quer dizer que não seja boa, como eu comentei no início. Mía é uma excelente protagonista, cheia de atitude e talento; as músicas são muito boas e empolgantes; e a trama principal é bem interessante, com direito a uma série de cenas emocionantes entre Mía e Ramiro, e uma conclusão incrível na primeira temporada, que nos deixa ansiosos pelo que está por vir nos próximos capítulos… por enquanto a série conta com duas temporadas de 15 episódios cada uma (a primeira divulgada pela Netflix no dia 22 de fevereiro de 2019 e a segunda no dia 21 de junho do mesmo ano), mais um episódio especial, um pouco mais longo que os demais (mas não muito, não chega a ter o tempo de um filme para TV), “GO! La Fiesta Inolvidable”, que foi lançado no dia 15 de novembro de 2019. Por enquanto, esperamos informações de uma terceira temporada!

Para mais postagens de “GO! Vive a Tu Manera”, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário