Primeiro Capítulo de “Floribella” (04 de Abril de 2005)



“Não tenho nada e tenho, tenho tudo”
QUE EMOÇÃO TÃO GRANDE REASSISTIR A ESSE PRIMEIRO CAPÍTULO! Há exatos 15 anos, o Brasil assistia à história de Flor pela primeira vez. Protagonizada por Juliana Silveira, “Floribella” foi uma novela que nos encantou, que nos divertiu, que nos emocionou e que nos fez cantar e dançar… e esse ano, com o aniversário, é o momento ideal para relembrarmos as emoções dessa primeira temporada, do romance de Flor e Frederico, das confusões das crianças Fritzenwalden… tudo é tão intenso e tem uma carga nostálgica tão forte que, quando eu me sentei para assistir novamente ao primeiro capítulo, foi emoção atrás de emoção… durante a primeira parte do capítulo, eu estava sorrindo e cantando “Pobre dos Ricos” com os personagens, e então chegamos à abertura – e enquanto eu assistia à abertura, eu não consegui cantar…
Eu estava chorando.
EU AMO TANTO “FLORIBELLA”!
O primeiro capítulo de “Floribella” segue exatamente o primeiro capítulo de “Floricienta”, a original argentina, em todos os seus mínimos detalhes… o ensaio da banda com a chata da Jasmim, a Flor com os seus tênis coloridos e divertidos pedalando até eles, e então a conhecemos pela primeira vez. Juliana Silveira era, certamente, uma estrela. Desde o primeiro momento, víamos o quanto ela BRILHAVA. A vida que transbordava, a alegria, o sorriso contagiante. Nós queremos amar a Flor desde o primeiro momento. Ela é a costureira da banda, uma banda formada por alguns de seus amigos (mais a chata da Jasmim), mas que não tem lá muito sucesso… eles ensaiam e ensaiam, mas nunca fazem show. Dessa vez, no entanto, parece que eles talvez tenham UMA GRANDE CHANCE, porque Fernando conseguiu para eles um show para uma gravadora…
Mas a Jasmim quase estraga tudo. Acontece que ela é daquelas que se acham um máximo e odeia a Flor, enquanto a maioria da banda gosta da nossa Flor e a defende… Jasmim acaba dando um chilique por detestar as roupas que a Flor fez para a apresentação, e quando ela acha que a Flor a chamou de gorda, então ela surta de vez, começa a gritar, rasga a roupa e todas as outras, e ali ela passou dos limites… como o restante da banda, no entanto, não fica do seu lado, ela diz que “isso é muito para ela”, e resolve abandonar a todos: “Gostam dela? Então fiquem com ela! Fui!” Assim, quando finalmente a banda ganhou uma chance com uma gravadora, Jasmim, A VOCALISTA DA BANDA, abandona o barco… mas a solução é óbvia: Flor está sempre por ali, é amiga de todo mundo, e sabe todas as letras das canções e as coreografias…
Ela pode substituir a Jasmim.
Enquanto isso, conhecemos a Mansão Fritzenwalden, E A MARAVILHOSA DA HELGA! Gente, COMO EU AMO A HELGA! Inclusive, foi uma das coisas que me fez gostar da Olga, em “Violetta”, logo no início da novela: porque me fazia pensar na Helga. Mas a Helga é AINDA MAIS MARAVILHOSA. Ela é divertida, tem um sotaque alemão incrível, e ama aquelas crianças mais que tudo… do jeito durão dela. Mas as crianças precisam mesmo de limites… os pequenos correm desenfreadamente pela casa como se não houvesse amanhã; os grandes planejam grandes festas na casa vazia, às escondidas, “enquanto o irmão mais velho não volta”. Realmente, é um caos. Helga planeja mandar todo mundo para o sítio, para esvaziar a casa que será pintada para o retorno de Frederico Fritzenwalden no dia seguinte… ou, como as crianças o chamam, o “carrasco mor”.
Eu gosto MUITO do Fred, e ele é mesmo durão e um “carrasco”, mas pelos motivos corretos… e várias cenas do capítulo nos ajudam a entender isso. Ele está fora do Brasil, com uma namorada que vai infernizar a vida de todo mundo, mas o seu jeito duro de lidar com as crianças tem a ver com o fato de seus pais terem morrido recentemente. Fred, que também estava sofrendo a perda dos pais, teve que engolir toda a sua dor e assumir a responsabilidade que cabia ao irmão mais velho: agora, ele sente que precisa cuidar dos irmãos porque “ele é tudo o que eles têm” e, se ele não cuidar deles, quem cuidará? Isso foi o que o tornou tão “rabugento” e tão duro, e é o retorno seu ao Brasil junto com a chegada de Flor à casa que fará com que as coisas comecem a mudar… é assim que iniciamos o nosso ADORADO conto de fadas de “Floribella”.
No fim, o Fred acaba decidindo voltar ao Brasil antes da hora… Bruna está se recusando a ir para o sítio, e Helga acaba ficando “pendurada” na janela do seu quarto, porque tem medo de altura, e as cenas são DIVERTIDÍSSIMAS, do pessoal tentando ajudar a Helga, os bombeiros invadindo o quarto da garota… enquanto isso, Flor é “empurrada” como substituta de Jasmim, e embora inicialmente Fernando não queira aceitar essa substituição no rosto principal da banda, Flor o convence quando começa a cantar sem que ele peça… a sua voz é doce, ela é animada e funciona tão bem com a banda que eles o convencem. Então, FLOR SE TORNA A NOVA VOCALISTA DA BANDA! Temos uma cena EMOCIONANTE da Flor com a Titina, quando ela conta que é a nova protagonista da banda, e a Titina não pode ficar mais orgulhosa ou mais feliz por sua protegida!
Mas a Flor é meio que um desastre… ela está empolgada no começo do ensaio, mas ela tem uma tendência em cometer gafes, derrubar e quebrar coisas. Ela até fica chateada depois de algumas confusões, quando percebe que o restante da banda não a quer como vocalista: ela é legal e eles gostam dela, mas é muito difícil compartilhar um palco com a Flor! Ela estava tão tristinha quando disse ao Batuca que “ela quebrava tudo em que ela tocava”, e Batuca não pode desmenti-la, porque é um pouquinho verdade, sim, mas isso não é tudo… ela também nasceu com essa voz, com esse sorriso e com esse coração lindo, e é isso o que realmente importa. Então, quando Flor quase desiste para voltar a ser apenas a costureira da banda, Batuca não a deixa desistir, e a traz de volta com “Pobre dos Ricos” acústica, em mais um momento emocionante do capítulo.
Quando Flor volta para o ensaio, ela rapidamente é descoberta… Betinho, um dos Irmãos Fritzenwalden, está organizando UMA GRANDE FESTA na casa, e ele se encanta pela voz de Flor ao passar na rua e ouvi-la, então ele fica para assistir ao ensaio e os convida para cantar na festa que ele vai dar na casa mais tarde… e como o contato do Fernando acabou de cancelar, eles acham uma boa. Não é uma gravadora, nem nada, mas é legal fazer um showzinho para que eles se animem! A festa na Mansão Fritzenwalden é bem coisa de adolescente arteiro… é a última noite antes da chegada do irmão mais velho, o Fred, e eles querem aproveitar. Eles convidam vários amigos, contratam a banda e a Bruna consegue até uma máquina de espuma (!), para animar ainda mais a festa… e então temos aquela sequência clássica de cenas até chegarmos ao PRIMEIRO ENCONTRO.
Flor está encantada com a casa, e ela arrasa no show, cantando “Garoto Lindo” – eu AMO essa música e o show, curtinho, é lindo. Mas a festa logo é interrompida pela chegada de Helga, e Betinho esconde todo mundo na cozinha, desliga as luzes, e pede silêncio: se Helga ver o que eles estão fazendo, “ela vai matar todo mundo”. Dissimulado, ele liga para a Helga, a impedindo de entrar na cozinha, dizendo que “eles estão no sítio, curtindo a natureza” (os convidados da festa imitando animais é o cúmulo do deboche, amei!), e pede que ela fique tranquila… e Helga, inocente, acaba acreditando, e vai para o sítio para vê-los. Assim, A FESTA CONTINUA. Dessa vez, com a máquina de espuma começando uma pequena confusão na sala – e, falando em pequeno, o Joca, um dos Fritzenwalden menores, resolve colocar a máquina no máximo.
Então, É ESPUMA PARA TODO LADO. Todo mundo se diverte, a princípio, até que a espuma fica alta demais, Bruna não consegue desligar o equipamento, e a festa acaba sendo cancelada… todo mundo sai do meio da confusão, molhados e cheios de espuma, mas Flor acaba voltando para “salvar o menininho”, e ela tinha que fazer isso, porque ninguém mais sabia que o Joca estava escondido na festa… se não fosse por ela, ele podia ter morrido afogado. Então, ela anda pela espuma, “mergulha”, e grita pelo “menininho”, até que o encontra e o leva para fora da casa… seria o timing perfeito, se ela não tivesse que voltar para buscar a sua noz da sorte que ficou para trás. Assim, quando o Frederico chega e vê toda a bagunça em que sua casa se transformou, é apenas Flor que está lá dentro. E, assim, Flor e Fred se veem pela primeira vez… E A CENA É TÃO LINDA.
De arrepiar.
Amo a música, amo o visual – é como diz a música: “Tão lindo, tão magico / Foi nosso primeiro encontro”. Flor e Fred não podiam se conhecer de uma forma simples. Tinha que ser algo grandioso, espalhafatoso, divertido, desastroso… algo que combinasse com a Flor. E é! Ela está lá, toda molhada de espuma, ele está lá, carregando as mesmas flores com as quais Flor sonhou mais cedo, enquanto Titina contava uma história (meio como a Maria do Bairro sonhando com o Luis Fernando no primeiro capítulo), e eles se veem pela primeira vez… e, naquele primeiro olhar, nós sabemos que ALGO LINDO ESTÁ POR VIR! O sorriso dela é apaixonante, feliz e inocente, enquanto ele está curioso… ele não está bravo (o que não quer dizer que não vai ficar)… naquele momento, ele está intrigado, curioso… ele quer saber o que está acontecendo.
E eu digo: a vida dele está prestes a mudar.
Completamente.

Para mais postagens de “Floribella”, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários