Último Capítulo de “LIKE, La Leyenda” (20.01.2019) – Nasce uma banda…



“¿Como decirte que te quiero?”
De volta no México, acompanhamos o destino de alguns dos personagens principais cujas tramas não tinham sido completamente fechadas, e eu gostei do que a novela conseguiu fazer em uma hora e meia… se outra temporada chegar a ser produzida apenas para streaming, nós temos tranquilamente de onde seguir… se não for o caso, no entanto, também as grandes perguntas foram respondidas, não ficou nada grandioso “em aberto” (como algumas pessoas acham). Eles são adolescentes em uma escola, sempre haverá mais coisas para acontecer… Romina acabou desistindo do convento e está de volta à escola, mas isso não quer dizer que ela pode voltar com Silverio, porque ela precisa de um tempo sozinha, e agora pretende apenas focar nos estudos… e por falar em Silverio, sua mãe conseguiu um emprego na escola como professora de química.
Feliz por ela!
Pablo nos conta um pouco do que aconteceu depois daquele “confronto” com o pai nos corredores da escola, e basicamente o pai não lhe dirigiu a palavra desde que ele se assumiu, mas ele tem a mãe ao seu lado e foi ela quem convenceu o pai preconceituoso a deixá-lo na escola. Com um pai daquele, é o melhor que Pablo podia esperar. Manuela também retorna, depois de um tempo na reabilitação, e eu gosto muito de como ela é recebida pelos amigos! Daniel, por fim, é o último a retornar, e ele é um pouco maldoso ao fazer uma brincadeira de mau-gosto quando a Manuela o abraça, perguntando se “a conhece” e depois se apresentando para toda a turma como se fosse o seu primeiro dia no L.I.K.E., mas então ele diz que estava brincando e, na verdade… eu já sabia. No fim, é fofo os amigos preocupados o abraçando. Daniel não está curado, mas ele está bem.
E é o que importa por ora.
No Japão, depois que as duas maiores tramas se resolvem, os jovens podem apenas curtir, e temos uma cena com os casais se beijando na beira de um lago. Cláudio e Emília, felizes e juntos, enfim. Ulises e Toni. E é muito fofa a cena de Machu e Silverio, para mostrar que “está tudo bem” entre eles, que começaram a novela namorando, brigaram um monte por vários motivos, mas descobriram que podem ser amigos. Foram fofos dizendo que “gostam muito um do outro”. Por fim, eu gostei MUITO da conversa que León teve com a mãe por telefone, o que encerra o assunto de vingança de uma vez por todas – ele só estava no Japão porque queria vingar a morte de seu irmão, e quando descobriu que não fora a família de Keiko a responsável, Machu conversou com ele dizendo que ele tinha que deixar a vingança de lado porque isso não ia levá-lo a lugar nenhum…
Ele pensou sobre isso, e com o telefonema da mãe, as coisas finalmente tomam um novo rumo. León conta a ele quem é a infiltrada, e León pergunta se ela não quer vingança, mas ela diz que não. O que ela quer é que essa vida de crimes acabe com ele. Se ela e o pai dele escolheram isso, eles devem lidar com as consequências de suas decisões, mas não ele. Ele está livre para ser DIFERENTE, e é um momento bonito, em que León é desvinculado dos crimes da família… Abel odiava essa vida, e ele também, e eles não vão cometer com León o mesmo erro que cometeram com Abel, que custou sua vida, no último momento. Por isso, a mãe diz que o que importa agora é que ele seja muito feliz, por ele e pelo irmão. Ele chora, não diz nada, e então Machu o abraça, porque está ali com ele. Os dois compartilham, então, o último beijo da novela.
Enquanto Silverio, sozinho, cai na água lá atrás.
Muito triste que os personagens não estejam todos reunidos para a finalização da novela, mas “LIKE, La Leyenda” fez uma boa edição, unindo as duas histórias. Jéssica, na escola, faz uma live para que todos possam falar sobre tudo o que passaram em L.I.K.E., de dramas gays a irmãos indesejados, e tudo é leve, com um tom bonito de brincadeira e despedida. E ela diz que tudo o que falta agora é FESTA. Então, os alunos no México dão tchau para o fim da live de Jéssica, gritando “L.I.K.E.! L.I.K.E.! L.I.K.E.!” e se abraçando, enquanto o pessoal no Japão, que forma a banda L.I.K.E., se apresenta ao som de “Este Movimiento”, o que é JUSTO, já que esse foi o PRIMEIRO single deles… A CENA ME ARREPIOU TODINHO! A última cena da novela mostra os oito jovens caminhando pelas ruas de Tóquio, com o anúncio da banda atrás deles, e o que eu sinto?
SAUDADE, DESDE JÁ!
Me encheu de lágrimas vê-los caminhando para longe, uma última cena LINDA.
AMEI “LIKE, La Leyenda”, e vou defendê-la eternamente. Pode não ter sido o sucesso estrondoso que se esperava que ela fosse, e ela não decolou na audiência como a Televisa esperava, mas isso não quer dizer que seja um “fracasso”, como algumas pessoas gostam de dizer… a maioria das pessoas que a chamam de “fracasso” não a acompanharam, e usam números para menosprezá-la em comparação a outras produções do gênero. Como eu dizia desde antes de estrear, as comparações com “Rebelde” foram um problema, e ela teria decolado muito melhor se as pessoas entendessem que ela não veio para superar “Rebelde”, tampouco para “substituí-la”. É uma outra produção do mesmo gênero, mas totalmente independente, com seu próprio estilo, seus personagens, discussões maduras de temas importantes que precisam ser discutidos, e com uma cara super atual. Os tempos são outros! “LIKE” poderia ter sido um êxito, e fez um lindo trabalho nesses 96 capítulos, em questão de elenco, de roteiro e de música.
Vai deixar saudade.
<3


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários