Como Treinar o Seu Dragão


Domingo à noite. Filminho. Sempre ouvi dizer muito bem desse filme, e estava meio curioso por assisti-lo. Acabei o vendo por esses dias, comprei, e ele ficou um tempo guardado. Até que eu resolvi assistir. E nossa… gostei demais do filme. Da história, dos personagens, das piadas, das lições e tudo o que o filme discute. Simplesmente uma ótima diversão para qualquer idade. Hoje em dia, podemos dizer que algumas animações muito boas estão sendo produzidas.
O filme é baseado no livro de mesmo nome (primeiro volume da série de mesmo nome), da escritora Cressida Cowell. Foi lançado nos cinemas em Fevereiro de 2010 nos Estados Unidos e em Março aqui no Brasil. Conta a história de uma ilha nórdica, onde moram os vikings, e matar dragões faz parte de sua rotinha diária. Nesse meio, temos Soluço, um viking um pouco diferente dos demais… e de seu ponto de vista que temos a história, e é muito interessante.
Ele nos apresenta um novo olhar sobre Berk (a ilha), mostrando que a maneira como eles vivem a três séculos pode não ser a mais sensata. E o filme nos apresenta ótimas cenas de ação, misturadas a humor, mas o principal não está nisso. O ponto mais forte do filme fica para sua bonita história, sua parte que emociona, sua parte que nos ensina algo. E temos bastante disso, temos muito em que pensar ao fim do filme.
Quando Soluço consegue prender um Fúria da Noite, e sem coragem de matá-lo acaba virando seu amigo, temos as melhores partes do filme. Nomeado de Banguela, o dragão é aquele típico animal de filme, que parece um real, e pelo o qual você se apaixona. Seus olhinhos dizem tudo, é tudo muito lindo. Uma das cenas mais bonitas é quando Soluço e Banguela estão começando sua amizade, e toda aquela história do peixe… e claro, a perfeita finalização da cena com Soluço de mão estendida até que o dragão se aproxime…
Mas o filme nos traz muito mais que tudo isso. O plano central é o valor da amizade, o sentido de proteção, o grande amor de Soluço e Banguela. Mas temos toda a discussão de como os humanos tratam aquilo que não conhecem, e de como podemos ver tudo do ponto de vista dos dragões e perceber que eles não são os vilões. Não, porque eles não atacam por atacar. Os humanos aprenderam a vê-los e a encará-los como ameaça; assim, acostumaram-se a atirar nos animais, e assim eles atacam para se defender…
A maneira como a história se desenvolve, nos apresentando o lado dos dragões, a boa maneira de Soluço de vencê-los, e tornando todos os vikings em “vilões”, que matam dragões por matar, é encantadora. E ainda temos o relacionamento de Soluço com o pai. Temos o problema de querer fazer algo apenas para se integrar à sociedade (com Soluço, que não quer matar dragões) e o relacionamento de pai e filho, e toda a questão da expectativa que se coloca no filho, sem que ele opine sobre o que quer ser e o que quer fazer. É tudo muito bonito, sem dúvida…
O filme está ótimo. Apresenta cenas maravilhosas, muita diversão, e emoção suficiente. Dá para dar um nó na garganta em determinadas partes, e dá para abrir um sorriso ao assistir ao grande amor de Soluço e Banguela, cada vez maior. O segundo filme da franquia está previsto para 2014. Parece longe, mas vamos esperar… esperamos que esteja assim tão bom quanto o primeiro, claro… é uma grande dica para quem está procurando por um filme. Ainda mais se você gosta de animações e as histórias que elas trazem… até mais!

Comentários