SOY LUNA – Patinamos por Última Vez (17 de Agosto de 2018)



O aniversário de 18 anos de Luna!
O ÚLTIMO CAPÍTULO DE “SOY LUNA”, e infelizmente não é lá tão emocionante quanto eu estava esperando que fosse… o último capítulo resolve com rapidez os principais conflitos que foram prolongados até aqui, e parece uma continuação precária para toda a tensão bem construída do INCÊNDIO NA MANSÃO do penúltimo capítulo. Esse último capítulo, no entanto, dá um pequeno salto temporal e mais conta o que aconteceu do que desenvolve o momento que tinha tudo para ser épico se continuasse na pegada do Capítulo 59. De modo geral, e lamento dizer isso, a minha sensação final foi de decepção, e embora eu deteste comparar, porque eu odeio (!) pessoas que ficavam na internet dizendo que “Soy Luna nunca ia superar Violetta” e coisas assim (principalmente porque, geralmente, esses comentários são infundados e infantis), eu reconheço que “Violetta” teve um final com mais espírito e com muito mais emoção.
Uma música final no nível de “Crecimos Juntos” já teria resolvido parte do problema.
“Cuenta Conmigo”, da segunda temporada, teria sido emocionante.
No início do capítulo, Luna está sonhando – ela está na pista do Jam & Roller, cheia de fumaça, e a caixa que a Sharon tentou impedir todos de abrirem ao longo da temporada está aberta… de um lado, vemos Mónica e Miguel; de outro, Lili e Bernie. Luna fecha a caixa e desperta. No “mundo real”, então, Luna está com a caixa parcialmente queimada aos pés da cama, e agora ela já sabe o que tem lá dentro: um vídeo que ela já assistiu várias vezes desde que o descobriu. Ali, a vemos como um bebê, e vemos Sharon sozinha com Sol Benson, em um raro momento em que ela é gentil com a criança, até que Bernie apareça e pergunte por que ela não a trata assim na frente dos outros. Então, Sharon diz que “é tarde para ela”, e os dois acabam discutindo, num momento em que ela dá um show infantil dizendo que “não é justo” que ele esteja com Lili, e que “ela o conheceu primeiro”.
Desde então, Sharon já era obcecada… descontrolada.
Sharon nunca pôde destruir o vídeo, talvez porque fosse sua maior recordação de Bernie, e ela nunca quis que ninguém o visse porque evidenciava sua infantilidade louca. Vendo o vídeo, no entanto, Luna decide que “tem que perdoar a Sharon” e seguir adiante… hora de fechar as portas do passado e olhar para o futuro. Felizmente, não temos nenhuma cena brega de Luna com Sharon, apenas uma de Ámbar, e essa sim era mais necessária, embora ainda não ache que Sharon merecesse o amor, o carinho e o perdão de Ámbar. Mas a garota a visita, com carinho sincero e lágrimas nos olhos, e todo o incêndio e os gritos desesperados de Ámbar pela “madrinha” fizeram com que Sharon finalmente abrisse os olhos. Agora, talvez ela possa mudar e ser a pessoa que Ámbar a vem aconselhando a ser. Ela começa pedindo perdão, e já é algo. Ámbar a abraça e a perdoa, e é um momento muito forte e muito difícil para Ámbar, mas ela tem pessoas que a amam a apoiando.
E isso é bonito.
Ámbar, inclusive, tem um momento MUITO BONITO com a família que a acolheu. Luna está prestes a completar 18 anos, o que quer dizer que logo ela será dona de tudo e Alfredo deixará de cuidar legalmente de seu dinheiro: todas as decisões passarão pelas suas mãos. É uma responsabilidade e tanto. Sua primeira decisão, agora que poderá começar a tomá-las, é dividir tudo o que tem com Ámbar, e é uma atitude bonita que Ámbar, pouco a pouco, fez por merecer – Luna não tinha obrigação nenhuma, e ainda assim ela escolhe fazer isso. E eu gostei muito da reação de Ámbar, que agradece, mas diz que já tem o que mais lhe importa no mundo, que são eles, sua FAMÍLIA, “o presente mais lindo que podia ganhar”. E o mais bonito é que Ámbar agora diz essas coisas, e ela realmente sente todas essas coisas – ela mudou muito de uns tempos para cá.
Um dos meus momentos favoritos, um dos poucos verdadeiramente emocionantes, foi o último treinamento da Equipe do Roller antes da importante apresentação deles… é um momento fofo e em tom de despedida, em que, reunidos, eles falam do quanto “cresceram juntos” (!), e gritam “Jam & Roller” juntos. Cada personagem da equipe tem uma fala, que tem muito a ver com eles; Nina, por exemplo, fala sobre superar os seus medos, enquanto Ramiro fala sobre trabalhar em equipe, e Pedro sobre nunca desistir de seus sonhos. Então, com tudo pronto, eles se arrumam para o evento, que É UM EVENTO E TANTO – grande e importante, e que abrirá portas para o futuro deles como patinadores. Nos bastidores do evento, ainda, Nina e Luna compartilham uma cena LINDA, em que Luna fala sobre como ela mudou, antes tão tímida, e agora não apenas patinando, mas a animando quando ela não sabe onde está sua medalhinha, de novo; e Nina agradece a Luna por tudo, e por ser sua amiga, mas Luna devolve, dizendo que a ama muito e que, com suas palavras, ela também ajudou todo mundo. É um momento lindo da amizade das duas.
As melhores amigas de “todo o mundo mundial”.
Depois da apresentação da equipe, com “Todo Puede Cambiar”, o capítulo termina NA FESTA DE 18 ANOS DA LUNA. E tudo está arrumado de forma linda para a festa… estamos na parte de trás da Mansão Benson, decorada lindamente, e os personagens estão elegantes e lindos. A festa traz momentos de Luna e Matteo, ou de Simón e Ámbar, e tem um quê de romance no ar. Temos Nina e Eric, juntos e felizes, temos Jim, Yam e Ramiro revivendo um dos primeiros momentos que compartilharam, ou Jazmín, Delfi e Ámbar, em um momento muito fofo, agora que são amigas novamente. A banda está tocando (formada por Simón, Pedro e Matteo), e Luna, a aniversariante, chega a cantar com eles, uma bonita versão solo de “Soy Yo”, que ainda não é a canção impactante que eu estava esperando para encerrar a história depois de 220 capítulos.
Matteo está uma graça na festa, e eu adoro vê-lo assim, apaixonado. Ele a afasta um pouco da festa para lhe dar o seu presente, que é uma versão atualizada de sua medalhinha – a Luna não dissera, no início do episódio, que era hora de fechar as portas do passado e seguir para o futuro? Então, ele pergunta se ela se lembra da primeira vez que o chamou de “Chico Fresa”, e quando ele disse que “ela era Luna, mas brilhava como o sol”, e então entrega o seu presente: uma nova medalhinha, que representa o amor dos dois e tem tudo a ver com eles: uma lua e um morango… Luna e Chico Fresa. Antes que eles possam se beijar, no entanto, eles são interrompidos e chamados para os parabéns e o bolo, que é um momento lindo, mas Luna não faz nenhum pedido ao soprar as velas, porque “todos seus desejos já se tornaram realidade”.
Depois do bolo, Matteo a pega pela mão e sai correndo… e eles se beijam.
Era parte da “coreografia”? Amei a referência ao primeiro beijo do casal! <3
Eles se beijam, os amigos estão por perto, “Alas” está tocando ao fundo (emocionante), e fogos cobrem o céu… FIM. Mas o episódio tem uma cena pós-créditos, e esses últimos minutinhos são a parte mais emocionante de todo o capítulo. Jazmín, Delfi e Ámbar prepararam uma surpresa para Luna, uma surpresa que tem tudo a ver com elas: um vídeo (como aqueles que as meninas faziam para o Fab n’ Chic, cobrindo eventos) em que podemos reviver uma série de momentos EMOCIONANTES das três temporadas de “Soy Luna”, ao som de “Valiente”, uma das músicas mais icônicas da novela! E é lindo estar de volta a tantos momentos… momentos da primeira temporada, como o beijo no Capítulo 40, ou o beijo no terraço, no capítulo final, ou quando os amigos impediram Simón de voltar para o México e quando Nina se revelou Felicity; momentos da segunda temporada, como o Roller Jam Gala ou o passo da Rodafest, que sai perfeito; momentos dessa última temporada, ainda tão recentes e já nostálgicos.
Os últimos 4 minutos são os que nos arrancam lágrimas, porque AMAMOS esses momentos.
E eles mostram que, no fim, valeu muito a pena *-*

Para mais postagens de Soy Luna, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários