Último capítulo de “Marimar” (26 de Agosto de 1994)



“Marimar… mi costeñita…”
Que belíssimo momento. No dia 26 de Agosto de 1994, o México parava para ver o último capítulo de Marimar (veríamos no Brasil algum tempo depois), que é um capítulo mais voltado para as grandes revelações, pedidos de perdão e concessões, que levam Marimar a poder se casar e ser feliz ao lado do amor de sua vida: Sérgio Santibañez. Diferente do último capítulo de Maria do Bairro, que tem Maria e Soraya em uma situação tensa em uma cabana prestes a pegar fogo, esse capítulo se passa quase que inteiramente na “HACIENDA LOS ABUELOS”, como Marimar renomeou a Fazenda, em homenagem aos seus avozinhos, e conta com cenas baseadas, principalmente, em diálogos, em verdades vindo à tona, que poderiam ter vindo muito antes se as pessoas não fossem tão cabeça-dura. Pelo menos, tudo parece acabar bem.
Inocência quer ver Marimar, e conversar com ela para fazer um acordo entre as duas. Ela diz que vai à Capital para ser operada, e pergunta à moça se ela acha que ela “voltará com vida”. Então Inocência oferece um pacto a Marimar: caso ela retorne com vida da cirurgia, Marimar deixará Sérgio em paz de uma vez por todas; caso ela não retorne, Marimar se casará com ele! Marimar, impetuosa, responde num tom que lembra muito a Marimar do início da novela: “Se você chegar a morrer, o que vou fazer ou deixar de fazer é assunto somente meu. Nem você nem ninguém vai ditar as minhas decisões!” Assim, ela diz que vai se afastar de Sérgio Santibañez de qualquer maneira, quer Inocência volte com vida ou não. Mas as coisas estão prestes a mudar de figura, porque algumas verdades começam a vir à tona por intermédio do padre…
…ele conta a Sérgio sobre a carta que Marimar recebeu, aquela grosseira carta que nunca acreditamos que tivesse sido escrita por ele! E de fato não o foi, ele lhe garante e lhe jura, dizendo que não teria coragem de jurar em vão. Ao saber da carta, que provavelmente Angelica a mandou, ele entende o ódio terrível de Marimar, e o fato de não querê-lo mais. Então o Padre também conta sobre a reação de Marimar ao acidente de avião que ele sofreu, e diz que foi ela quem o encontrou, porque nunca cansou de procurar por ele… então ele vai falar com ela, garantir que a carta não é dele, mostrar-lhe que a assinatura não é a mesma – “¡Es verdad! No es tu firma…” E embora ele diga que se ela tivesse mencionado essa carta mais cedo, as coisas poderiam ter se esclarecido, ela diz que agora é tarde demais, por causa da promessa que fez a Inocência.
Não que ele aceite isso:
“Yo te aseguro que se salve o no… ¡yo volveré por ti!”
Uma das minhas cenas FAVORITAS do último capítulo é de Marimar e Chuy! Eles sempre tiveram uma relação tão bonita, uma amizade bonita, chamando um ao outro de irmãos… é um momento bonito quando ele esclarece o caso do “roubo” para ela: havia mesmo alguém desviando dinheiro, e esse alguém era ele, como suspeitavam, mas ele estava depositando o dinheiro no banco no nome dela, porque a estava vendo gastar tanto para ajudar os outros, e estava querendo protegê-la. Foi lindo. O amigo, o irmão e o protetor de sempre… foi lindo como ela ao gradeceu, mas devolveu-lhe a pasta, pedindo que ele mesmo administrasse o dinheiro, e que desse à sua família a vida que eles mereciam… os olhos dele molhados de lágrimas, emocionado. O amor daqueles dois é mesmo muito bonito! Quando eles se abraçam e se chamam de irmãos… chorei!
“Marimar… mi hermana querida”
“Chuy… Chuy, mi hermano”
Enquanto Inocência está na Capital, fazendo a cirurgia, Marimar chama Adrián (vulgo Luis Fernando) para ser sincera com ele, porque ela tinha aceitado se casar, mas precisa dizer-lhe, agora, que não pode fazer isso, porque eles nunca seriam felizes juntos, e na verdade ela não quer fazê-lo sofrer, porque ele não merece isso. Inocência, por sua vez, se salva, e Sérgio telefona para o pai para dar-lhe a notícia e dizer que vai se divorciar dela, porque “nunca mais renunciará ao amor de Marimar”, e embora Renato seja absolutamente contra, a princípio, Sérgio tem certeza de que Inocência compreenderá, porque o conhece e vai entender isso… com o passar do telefonema, o próprio Renato se dá conta disso, e parece se acalmar e desistir da vingança que jurara a Marimar, dizendo que talvez essa seja a única maneira de deixar a alma de Angelica descansar em paz.
Não que nos importemos muito com a alma de Angelica!
O capítulo caminha para o final quando Marimar está se preparando para ir embora, definitivamente, e Sérgio aparece, dizendo que “as vidas deles se unirão novamente”, que eles se casarão mais uma vez no civil e, como sempre fora seu sonho, na igreja. E embora ela queira muito isso, ela fala que não pode quebrar a sua promessa… então Inocência aparece, de lenço na cabeça, ao lado de Renato, para liberar Marimar de sua promessa, dizendo-lhe que vai dar o divórcio a Sérgio, afinal de contas ele não pode amá-la, porque só ama a Marimar, e a amará até a morte… então de que lhe adianta ter ao seu lado um homem que não pode amá-la? Foi uma atitude muito bonita dela e uma cena bastante emocionante! “Sergio es tuyo. Solamente tuyo. Perdóname si te hice algún daño”. Depois de Inocência, Renato também pede perdão a Marimar, por ele e por Angelica, e deseja que eles sejam FELIZES!
E acreditamos, queremos acreditar, que sim, eles serão felizes. Até porque a novela tem uma passagem de tempo depois da cena em que Marimar e Sérgio se abraçam, e ela o chama de “mi vida” e ele a chama de “mi costeñita”, como na abertura. Segundo uma conversa da Tia Esperanza e de Corazón, o prazo de 1 ano que foi dado para que eles deixassem a Fazenda está chegando ao fim, então faz mais ou menos esse tempo que Marimar e Sérgio estão juntos e estão FELIZES. Marimar ainda recebe uma carta da Capital falando sobre os seus negócios, que renderam dinheiro e ela vai perceber que a sua fortuna aumentou muito, independente do que perdeu em San Martín de la Costa… tudo bem que, no fim, a novela não era sobre dinheiro nem nada assim, mas Marimar está bem. Ufa! Então, ela se casa com Sérgio na igrejinha, como sempre sonhou, e eles trocam um beijo apaixonado…
FIM.
Vai deixar saudades. De novo!

Para mais postagens de Marimar, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Estava preocupado com o desfecho do roubo... Chuy o fez para salvar Marimar da miséria (ufa!), e isso foi um ato grandioso, embora ela tenha feito outro maior ainda dando todo o dinheiro a ele. Definitivamente é difícil aceitar que ela tenha renunciado ao amor do vulgo "Luis Fernando", mas nos conforta que eles tiveram um romance em "Maria do Bairro" kkkkkkk. E o par romântico de Marimar era o Sergio, isso não seria mudado nunca. Realmente, quem se importava com a alma da Angelica descansando ou não em paz, só o Renato mesmo. Adorei os acontecimentos do último capítulo, sem grandes tensões e mais com lições de vida... e verdadeiramente bem diferente de todo aquele auê do final de Maria do Bairro. Não acredito que falta apenas um texto para finalizar minha fotonovela... Vai deixar saudades essa costeñita S2 S2 S2. Foi uma delícia ler todos esses textos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário