Primeiro Capítulo de “SOY LUNA” (14 de Março de 2016)


Un Sueño, Sobre Ruedas
Estou fascinado por Soy Luna que, antes de tudo, é um delicioso espetáculo visual! A fotografia do primeiro capítulo é mesmo impressionante, com muitos cenários abertos e bem iluminados, cenas ao ar livre que expressam, além dos patins, essa sensação de liberdade que Luna experimenta quando está “sobre rodas”. Tudo é grande e tudo é muito VIVO. Os figurinos também estão lindíssimos, a começar pelos próprios patins, e suas respectivas unicidades. Cada personagem tem o seu próprio, personalizado para ele, indicando algo sobre cada um, e eu amei isso. Além de que são todos lindos… e Luna e Simón estavam uma graça com aqueles uniformes deles do Foodger Wheels, a hamburgueria onde Luna Valente trabalha como entregadora em Cancún… ah, sim, estamos na BELÍSSIMA cidade de Cancún para o começo de Soy Luna!
Não dá vontade de sair dali.
Além disso, como uma dedicada produção do Disney Channel, nós ainda temos esse espírito jovem, essa coisa musical que tanto me encanta… ouvi muito “Valiente” em todos os CDs lançados da novela até agora, e começo a perceber agora o tamanho de sua importância. E meu coração já sorri que nem um bobo em pensar em Simón cantando para a Luna, enfim… ainda não aconteceu, mas está por chegar. A história parece, quiçá, complexa, com detalhes que ainda vamos explorar. Existem mistérios sugeridos, intrigantes, mas Luna ainda não está escondendo nenhum segredo de ninguém, e ninguém nos tornou cúmplice de algum outro segredo. Estamos vagando, percebendo detalhes, nos questionando. O passado de Luna é importante. Em relação a vilãs, conhecemos Ámbar, e me parece que ela vai dar trabalho. Ela não é a vilã caricaturado do Disney Channel…
…e isso deve torná-la mais desprezível!
Soy Luna começa com um sonho/pesadelo de Luna, em que ela está em uma pista de patinação grande, com luzes coloridas, patinando e dançando. E então a sua medalhinha de lua cai. Não é surpresa para Mónica, sua mãe, que ela sonhe “que estava patinando”, se ela passa o dia todo em cima daqueles patins, de todo modo… mas agora, Luna precisa correr para o trabalho, porque a “General” está esperando para dar-lhe uma bronca pelo atraso, certamente. E eu devo dizer: EU JÁ AMEI SIMÓN DE CARA! Ele é um fofo, uma graça, e eu já o quero em Buenos Aires! Porque quando Luna chega ao trabalho e a General lhe dá a sua bronca aguardada, o Simón fica atrás, “imitando” e fazendo graça… o que é um amor, mas faz Luna rir na frente da General, o que também não deve ser muito sensato. Mas tudo bem, ela não perde o seu emprego.
Eu AMEI OS UNIFORMES, devo dizer isso. Simón e Luna estavam adoráveis… super fofos. Gostei do estilo de Simón, meio debochado, meio sarrista… afinal, é assim que tratamos nossos amigos, por vezes. E é nessa bonita amizade mais o sonho de Luna que começa a surgir uma das músicas mais importantes da novela: Luna cantarola “Valiente”, e a General a chama pelo sobrenome, Valente, e a manda trabalhar, entregando sobre patins, ao som instrumental de “Sobre Ruedas”… e o Simón está por perto para escutar o ritmo da canção. Em contrapartida, conhecemos brevemente o JAM & ROLLER, em Buenos Aires, um lugar de patinação que está procurando um assistente de pista para trabalhar ali… então você já tem uma ideia do que pode acontecer. Quer dizer, quem é que temos visto exímia sobre o patins desde o início do capítulo?
Por enquanto, no entanto, a maioria da ação acontece em Cancún. Temos aquela “nova casa de verão” de Miss Benson, e é desprezível a maneira como ela e Ámbar se portam diante dela, com uma naturalidade e quase indiferença, como se aquilo tudo não fosse nada. Enquanto Luna e seus pais precisam trabalhar duro para ter uma vida digna. A dicotomia é alarmante! Ámbar leva uma vida fácil e privilegiada… fútil. E, como é a vida, Miguel e Mónica Valente agora trabalham para Miss Benson que, sem uma cozinheira na casa de Buenos Aires, decide subitamente que quer essa mulher trabalhando na Argentina para ela. Então os destinos começam a se delinear. No entanto, tudo ainda é muito suspeito. Por que essa insistência tão grande? Ela quer levar a Família Valente para Buenos Aires DE QUALQUER JEITO!
Intrigante.
Mas voltemos a isso daqui a pouco…
Por ora, vamos falar de LUNA CONHECENDO PESSOAS. Ela conhece Matteo na rua, e é uma cena maravilhosa! Eles se esbarram, meio que se desentendem, mas ele é super metidinho… mas um metidinha de quem você não tem raiva! Já Ámbar, Luna conhece quando vai fazer uma entrega, e acaba derrubando milk-shake na roupa dela (o que Matteo acha extremamente divertido!)… em contrapartida, Ámbar deliberadamente a derruba na piscina, de patins e tudo! Ainda bem que temos Matteo ali, prestativo e salvador, todo lindo pulando para salvá-la… sem sua medalhinha de lua, no entanto, que fica no fundo da piscina, perdida como no pesadelo do início do episódio. E a importância da medalhinha é bacana: Luna é adotada, e aquela medalhinha era a única coisa que ela trazia consigo quando Mónica e Miguel a encontraram!
Por isso o nome dela é Luna!
Existe uma insistência alarmante para que eles se mudem para a Argentina… Rey, o secretário pessoal de Miss Benson, chega a oferecer o triplo do que eles recebem em Cancún, e eles continuam recusando a proposta. Miss Benson tenta jogar mais baixo, oferecendo “uma carona” para Luna, para conversar com ela, e tirar informações como, por exemplo, a forma como os pais de Luna se preocupam com a sua educação… mas eu foquei mesmo no mistério que estava ali, colocado, mas não escancarado: ambas Luna e Miss Benson acham que o rosto da outra “lhe parece familiar”, e aquele comentário de “Que nome estranho… Luna” não foi colocado em vão. No entanto, isso dura pouco, e Luna está de volta ao trabalho, com três horas de atraso, toda molhada e sem patins… e a General, como era de se esperar, não aceita as “desculpas”.
Pelo menos Luna tem o Simón…
“Gracias, Simón, eres mi mejor amigo. Te quiero”
COMO EU JÁ AMO ESSES DOIS! SÉRIO!
Luna conta tudo para Simón, sobre a “superchulita” e a piscina, e ele é um fofo e querido ouvindo-a atenciosamente… então ele pega o violão, com o sorriso mais lindo possível. E COMPÕE A MÚSICA DO SONHO DELA! “Simón, ¡esta es la canción de mi sueño!” Simón está evidentemente apaixonado por Luna, e eu acho que isso é tão fofo… porque é uma paixão adolescente, aquele amor intenso que já sentimos, e que parece tomar conta de todo o nosso ser, irremediavelmente. Aquele amor que nos faz sorrir, que nos faz ficar apreensivos, e isso está tudo expresso no sorriso e na expressão de Simón… aquele amor contido, com o qual se sonha, para o qual não se tem coragem de dizer. O suspiro de Simón indica isso tudo. E eu quase suspiro com ele. Impressionante como eles têm a capacidade de envolver-nos em suas paixões.
Mas isso pode estar momentaneamente ameaçado pelos planos malignos de Miss Benson. Os pais continuam recusando a proposta, porque eles têm trabalho ali e não querem que Luna se afaste de seus amigos, mas Miss Benson joga baixo ao se propor pagar os estudos de Luna no Blake South College, um dos 10 melhores colégios DE TODO O MUNDO, onde Ámbar estuda… é muita coisa, muita proposta e muita insistência… eu desconfiaria. E Luna diz que não quer ir, e ela tem todo o direito de não querer. Deixar o seu país e os seus amigos? E Miguel diz que eles não vão fazer nada que ela não queira, ela não precisa se preocupar… e foi fofo da parte deles, mas assim que Luna foi embora novamente, e eles renunciaram a proposta uma vez mais, Rei e Miss Benson jogam a carta mais BAIXA de todas, que me faz detestá-los de forma definitiva: se eles não aceitam a proposta, estão demitidos!
Quanto isso é injusto e baixo!
Luna está, como era de se esperar, no meio de dois garotos, mas não apaixonada por nenhum ainda. Matteo é super convencido e “mauricinho”, mas tem o seu charme, a sua fofura… e eu gosto de como ele a chama de “Chica Delivery” e de como recuperou, para ela, sua medalhinha. Agora Simón… Simón é outro nível de relação, ELES SÃO ADORAVELMENTE FOFOS E LINDOS JUNTOS. Aquela cena dos dois no deque foi totalmente emocionante. Sentados à beira do mar, balançando os pés, eles conversam de todo o coração. Ele é super consciente e maduro. Ele a ama, ele não quer perdê-la, mas ao mesmo tempo quer o seu bem, e é uma oportunidade e tanto isso que lhes estão oferecendo! Fala sério se não dá vontade de abraçar essa fofura que é o Simón? E as cenas mais fofas virão em seguida, quando Luna decide ir para Buenos Aires após saber da demissão dos pais…
PORQUE ELES SE DESPEDEM.
Luna é boa, consciente e madura também. Eu gosto disso. E a despedida dela e de Simón eu senti fundo. Sobre a música que compôs, Simón diz que vai cantá-la diariamente para se lembrar dela, e vai nomeá-la “Valiente”, não apenas por seu sobrenome, mas por como ela é. Uma música feita PARA ELA, em conjunto… foi ela quem sonhou, não foi? A emoção dela ao dizer que nunca colocaram seu nome numa música, e a maneira como pega a mão dele… o coração chega a disparar! Foi poético como ele pediu que, quando patinasse, ela pensasse que eles estavam juntos, e pediu que ela desfrutasse e que sorrisse. Tem personagem mais fofo? “Te quiero, simón” foi lindo. “No te olvides de mí” foi doloroso. MAS QUE CENA PERFEITA. E não tinha maneira melhor de terminar: um longo abraço entre os dois. Simón está sorrindo, dando força, mas sofrendo… morrendo por dentro.
Que força e que amor ele tem!
“Piensa que ahora comienza una nueva aventura para Luna Valente”. Assim: BUENOS AIRES. A casa dos Benson chega a ser absurda, de tão extravagante… Ámbar é desprezível o tempo todo, mas ela falsamente oferece um “recomeço”, que se esqueçam do milk-shake e da piscina, e ela e Luna apertam as mãos… o sorriso de Luna é adorável. Seu novo quarto é sério, não tem a cara dela, mas eles têm a autorização de mudar o que quiserem. Podem até pintar! Esse quarto ainda vai ter a cara de Luna. A cena dela com a mãe, ambas agradecendo o esforço alheio nisso tudo, é emocionante… e Luna ainda tem os seus patins, que ela usa para sair no dia seguinte, andando por Buenos Aires. Parada ela pensa em toda a tristeza que sente. Mas sobre rodas, com o vento no rosto, ela se sente livre e FELIZ. É envolvente ver a ALEGRIA de Luna sobre rodas. Então ela chega ao Jam & Rollers, com um sorriso…
Ela se sentiu em casa.
Ali está o cenário do primeiro sonho, do novo sonho, do mesmo sonho. LINDO!

Para mais postagens de Soy Luna, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários