Um Match Surpresa (Love Hard, 2021)

Love, actually.

E QUE COMECEM OS FILMES DE NATAL! Eu sou apaixonado por filmes que se passam no Natal, e sempre me rendo a uma boa comédia romântica – então, “Um Match Surpresa”, filme protagonizado por Nina Dobrev e Jimmy O. Yang, com participação de Harry Shum Jr. e Darren Barnet, foi uma delícia de se assistir! Com muito bom humor, o filme nos apresenta a Natalie Bauer, uma mulher que não tem lá muita sorte no amor, cujos encontros românticos sempre acabam em verdadeiros desastres – e é assim, na verdade, que ela tem emprego em um jornal, no qual escreve sobre as suas aventuras amorosas desastrosas, uma premissa que me lembrou bastante os livros de Meg Cabot, livros como “O Garoto da Casa ao Lado”. O filme é recheado de bons momentos e protagonistas carismáticos que nos entregam momentos fofos e clichês pelos quais adoramos suspirar.

Natalie está acostumada a ter um encontro com caras de aplicativos e descobrir algum defeito que a impeça de ao menos tentar seguir adiante… até que ela conhece o aparentemente perfeito Josh Lin. Josh é bonito, inteligente, eles trocam ideias muito bacanas – e então ele comenta que “gostaria que ela passasse o Natal com ele”. É um comentário solto que ele nunca achou que se realizaria, porque ele mora a 3 horas de distância, mas Natalie resolve fazer uma surpresa… e, é claro, acaba surpreendida. Nós sabíamos que alguma coisa ia dar errado no tal “encontro perfeito” de Natalie, e isso acontece quando ela chega à casa de Josh Lin e ele não é o cara cujas fotos ela viu no aplicativo… ela tentou se certificar de que as fotos fossem mesmo dele e tudo o mais, mas aparentemente o Josh era muito bom no photoshop, então ele sabia o que fazer.

Gostei bastante do clima e do ritmo do filme, porque as coisas conseguem se desenvolver de forma convincente, mesmo com todas as situações bizarras e exageradas típicas desse tipo de filme – a começar com a Natalie tomando um drinque de kiwi em um bar e tendo uma reação alérgica, só percebendo tarde demais, no meio de um “karaokê sensual” para Tag: o cara que tem o rosto do “Josh Lin” do aplicativo. É o verdadeiro Josh, no entanto, que a resgata a tempo e que a leva ao hospital – ou melhor, ao veterinário, mas era o que tinha mais perto! – para tratar de sua reação alérgica, e eu devo dizer que já naquele momento eu estava me apaixonando por ele, porque ele é muito fofo… e Natalie acaba aceitando um acordo com ele: ele promete ajudá-la a conquistar o Tag se ela fingir que é sua namorada até o Natal, porque a família ficou muito feliz em vê-la.

Assim, o romance vai se desenvolvendo da maneira mais adorável possível. Natalie e Josh se dão muito bem o tempo todo – até porque a única mentira de Josh (não que ele estivesse certo por isso, mas eu meio que o defendo) foi em relação às fotos… as conversas e tudo o mais eram ele mesmo… foi dele que Natalie gostou, não foi? Ou ela gostou só da aparência dele? Josh cumpre sua parte do combinado, ajudando Natalie a se aproximar do Tag, mas Tag é bastante diferente dela – Tag gosta de um autor que ela detesta por vários motivos contundentes; Tag gosta de escalada e esportes radicais que não têm nada a ver com ela; e a família de Tag é dona de uma churrascaria, enquanto ela é vegetariana. Mesmo assim, Natalie continua mais movida pelo desejo do que por qualquer outra coisa e acredita que quer conquistar Tag. Ironicamente, ela mente para ele para fazê-lo.

Ha… não foi por isso que ela ficou brava com o Josh?

É importante, para o andamento do filme, que Natalie minta para Tag…

O Josh, por sua vez, é FOFO DEMAIS. Ele mentiu para ela com as fotos, é claro, mas é tão tristinho ver o Josh inseguro com sua própria aparência e sabendo que, “com a foto de um gostosão”, ele tinha mais chance de conseguir matches, mas Josh é um cara muito legal – muito mais legal do que o Tag, na verdade! Natalie vai descobrindo isso aos poucos, embora demore demais para se dar conta de fato, mas a maneira como o Josh a ajuda a fazer escalada para chamar a atenção de Tag, ou como ele percebe que ela está lá em cima apavorada demais para descer e sobe para falar com ela e ajudá-la… ver o Josh falando com Natalie e sendo tão cuidadoso é uma coisa preciosa, por isso foi impossível dar qualquer chance a Tag: nós estávamos completamente rendidos por Josh desde o começo. E ficamos só esperando a Natalie perceber o quanto ele podia ser perfeito…

As coisas se complicam (porque sempre precisam se complicar) quando o irmão de Josh, Owen, aparece para o Natal – aparentemente, Owen sempre quer ser o centro das atenções e é um dos principais motivos da insegurança de Josh consigo mesmo, porque ele é o típico bonitão conquistador e tudo o mais. Natalie é um amor com Josh em toda a história com Owen, porque percebe assim que ele chega que ele pode ser um grande babaca, e é quando Natalie mais se empenha na encenação de que é namorada de Josh, e ela ainda o instrui a pegar de volta a atenção para si quando Owen tenta roubá-la. É assim que, depois de Josh e Natalie cantarem uma versão atualizada e fofíssima (ele é um amor mesmo) de “Baby, It’s Cold Outside”, Natalie se vê em uma confusão maior do que o esperado: com Josh ganhando atenção, Owen anuncia a gravidez da esposa, e Josh segue o conselho de Natalie e consegue a atenção de volta para si…

Pedindo a Natalie em casamento!

Natalie acaba tendo que aceitar o pedido, porque não pode fazer aquilo com Josh na frente de todo mundo, mas o plano continua o mesmo: depois do Natal, eles vão encenar um término e pronto – mas ela precisa tomar cuidado se quiser continuar tentando conquistar o Tag, porque a cidade é pequena e todo mundo pode ficar sabendo do noivado… ainda mais quando a mãe de Josh, feliz com a novidade, resolve colocar uma foto dos dois no jornal!!! Josh e Natalie acordando cedo e roubando jornais pela cidade é UMA DAS SEQUÊNCIAS MAIS FOFAS DO FILME, eles se divertem, compartilham risadas sinceras, e ainda protagonizam uma cena lindíssima no carro quando Natalie ressalta todas as qualidades de Josh, vê o seu antigo perfil no aplicativo de namoro e o faz prometer que, quando isso tudo terminar, “ele vai fazer um perfil sincero mostrando quem ele é de verdade”.

A boba que não o segura!!!

Mas é que Natalie precisa perceber o que está sentindo: a química com Josh é perfeita e eles compartilham tantos momentos ternos sem que ela se dê conta do que tudo isso significa. Ela está focada demais na conquista a Tag, até que finalmente ela tem um encontro com ele e não é nada do que ela esperava… o Tag não tem nenhum grande defeito que o torne inamorável nem nada, mas ela simplesmente não sente nada quando ele se despede dela e a beija. Além disso, está muito forte em sua mente uma cena importantíssimo e forte na qual o Josh a confronta e na qual fala sobre como foi DELE que ela gostou – mesmo que a foto não fosse dele, tudo o mais era, e isso ainda é algo no qual Natalie vai ter que parar e pensar eventualmente. Eu ouvi a voz de Josh falhar um pouco quando a confronta sobre isso, e aquilo partiu o meu coração.

Recheado de situações mirabolantes e cenas hilárias, “Um Match Surpresa” chega ao clímax quando a família Lin prepara uma festa de noivado surpresa para Josh e Natalie – no restaurante da família de Tag. Ela precisa se esquivar o máximo que pode, mas percebe, eventualmente, que não vai poder fazer isso para sempre, porque tudo está convergindo para o caos, como a chegada do seu chefe, o editor do jornal que quer um artigo sobre o mais novo “encontro desastroso” de Natalie… e parece que ele vai ter o melhor artigo que Natalie já escreveu. Na frente de todos, Natalie acaba fazendo um discurso no qual conta toda a verdade e pede desculpas, mas aquilo é dilacerador, porque eu não queria que o Josh passasse por toda aquela humilhação na frente da família e de toda a cidade. Natalie acaba com tudo sem perceber que tinha mais coisas a dizer…

Mas tudo bem… Natalie precisava escrever aquele artigo para o jornal antes de fazer qualquer outra coisa: porque ela escreve mais um artigo típico de Natalie Bauer, com um “encontro” que deu exageradamente errado, mas ela também fala sobre como isso a fez crescer, a fez pensar, porque ela percebeu que ela precisa ser sincera consigo mesma e ela não estava sendo… o momento de catarse proporcionado pelo artigo mais a notificação de um novo perfil na sua área no aplicativo de namoro faz Natalie saber exatamente o que precisa fazer: o perfil de Josh está ali, sincero e fofo, ressaltando suas melhores qualidades, mas ela não quer que ele encontre ninguém que não seja ela… por isso, esperamos para ver o que Natalie vai fazer: ela precisa se declarar para Josh, e ela precisa fazer isso da forma mais clichê possível… mas o que ela vai escolher?

Então, Natalie escolhe um clássico – o que significa muito para o Josh. Natalie toca a campainha da casa de Josh, coloca uma música para tocar e faz uma declaração de amor linda e emocionante em cartazes escritos em papelão, dizendo a Josh que ele é perfeito para ela, recriando a cena de “Simplesmente Amor”, o filme de Natal favorito de Josh, do qual Natalie nunca gostou muito, mas que assistiu com ele… significa tanto que ela escolha fazer aquela declaração daquela maneira, e vê-lo sorrir, ver o beijo dos dois – EU FIQUEI TÃO FELIZ. E, naquele momento, até o Owen deixou que o irmão fosse o centro das atenções, porque como não ficar feliz por eles? Eu adoro uma boa comédia romântica, e “Um Match Surpresa” foi uma bela maneira de iniciar os filmes natalinos desse ano… me diverti de verdade com a história e com os personagens!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários