Viúva Negra (Black Widow, 2021)

“I’ve lived a lot of lives… but I’m done running from my past”

FINALMENTE, O FILME DA VIÚVA NEGRA! A Viúva Negra é uma daquelas personagens importantíssimos para o Universo Cinematográfico Marvel, que apareceu em todos os “Vingadores” (e que se sacrificou pela Joia da Alma na última Fase, inclusive), mas que nunca teve um filme só seu… para encerrar a participação da personagem e introduzir temas que podem ser desenvolvidos durante a Fase Quatro, que está apenas começando nos cinemas (em breve teremos “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, “Eternos” e o aguardado e cheio de surpresas “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” para dar continuidade à Fase Quatro), Scarlett Johansson dá vida à Viúva Negra, a perigosa e talentosa espiã russa, uma última vez, em um filme que se passa pouco depois de “Capitão América: Guerra Civil”, mas, de certo modo, também serve como um filme de origem.

Isso porque o filme começa na infância de Natasha Romanoff, uma época em que ela vivia com sua “família” e já era caçada por suas altas habilidades… ao mesmo tempo, então, que nos remonta à época da “Guerra Civil”, falando sobre o Tratado de Sokovia, por exemplo, e sobre como Natasha e Steve Rogers estão foragidos (!), o filme também apresenta o que Natasha chamava de “família” antes de conhecer os Vingadores. Na infância/adolescência, ela e a irmã foram levadas pela Sala Vermelha para se tornarem assassinas treinadas e tiveram suas mentes manipuladas. Natasha se livrou do controle mental primeiro, mas agora Yelena também está livre, e as duas se reencontram em Budapeste em uma missão que visa libertar outras viúvas negras e destruir, de uma vez por todas, a Sala Vermelha e o cara por trás dela: o General Dreykov.

É bastante inusitada a formação familiar de Natasha, se pensarmos que tudo ali era uma encenação para um trabalho: Yelena não era de fato sua irmã, seus pais não eram de fato seus pais, mas era o mais perto que eles conheceram de uma família, porque Natasha tinha sido tirada de sua mãe biológica quando foi “recrutada” para esse programa… para Yelena deve ser ainda mais complicado de separar o que era real do que não era do que para Natasha, já que ela era tão novinha. Yelena é uma personagem interessantíssima que nos fascina desde as suas primeiras cenas, e ela e Natasha têm uma química perfeita, nos rendendo algumas das melhores cenas de ação do filme, além de conversas sinceras (amei a Yelena contando para Natasha a história de fachada que criou para sua vida) e momentos cômicos como a Yelena perguntando por que a Natasha fica fazendo poses com pousa.

“Such a poser!”

Para conseguirem encontrar a Sala Vermelha e destruir Dreykov, as duas precisam de alguém que possa levá-las até lá – alguém como Alexei Shostakov, o “pai” delas que está preso. Alexei é o Guardião Vermelha, um supersoldado que deseja voltar aos seus dias de glória, e eu não esperava gostar tanto do personagem quanto eu acabo gostando, porque ele acaba rendendo bons momentos de alívio cômico, como quando está tentando caber no antigo uniforme de qualquer maneira, ou quando descobre que Melina deu a um dos seus porcos controlados o nome de “Alexei”, e ele também pode entregar cenas com uma carga emotiva inesperada, como quando Yelena chora sozinha no quarto porque todos agem como se a vida deles tivesse sido uma mentira, quando para ela foi real, e ele prova que realmente se importa com ela cantando a música que ela adorava na infância.

Melina Vostokoff é outra personagem fascinante! Como Alexei aparentemente não pode ajudá-las a encontrar a Sala Vermelha, o trio parte em busca de Melina, a “mãe” delas. Ela continua sendo uma espiã que trabalha para a Sala Vermelha (!), mas aquelas horas que passa ao lado das “filhas” a fazem repensar algumas coisas. Adorei aquele momento em que ela pede desculpas, mas diz que já avisou a Sala Vermelha que elas estão ali e estão vindo atrás delas (e dos frascos vermelhos que quebram o controle mental de Dreykov sobre as viúvas negras), e então elas armam um plano juntas e entregam o filme para o clímax perfeito… todo o filme é repleto de ação, com coreografias de luta incríveis e excelentes efeitos, mas a reta final do filme é, certamente, um dos melhores clímaces de ação que eu conheço. Natasha Romanoff é mesmo incrível!

Todos os personagens têm momentos incríveis durante a derrubada da Sala Vermelha. Melina e Natasha trocam de lugar e encenam durante um tempo até que estejam onde cada uma quer estar… adoro a dupla que se forma com Melina e Alexei, amo ver a Yelena indo atrás das outras viúvas para libertá-las (inintencionalmente “fazendo pose” como a Natasha), e a Natasha dando um jeito de enfrentar Dreykov, mesmo com todas as artimanhas pensadas por ele. Temos momentos incríveis como a Yelena libertando as viúvas negras quando elas cercam Natasha e parece que ela não vai dar conta sozinha, ou aquela batalha no meio do ar entre Natasha e o Treinador/Antonia, ou ainda a Yelena se sacrificando para explodir a nave, mas sendo salva heroicamente por Natasha, que pula atrás da irmã com um paraquedas. Ação ininterrupta e fascinante.

O filme termina mostrando Natasha de cabelo loiro, duas semanas depois, caminhando em direção a “Vingadores: Guerra Infinita”. A cena pós-créditos é uma cena inteligente que vem de muito depois, após a morte de Natasha Romanoff em “Vingadores: Ultimato”. A cena mostra Yelena visitando o túmulo da irmã, enquanto descobre que “ela foi morta” por Clint Barton, o Gavião Arqueiro – e, agora, ela vai querer vingança. Já podemos presumir com certa segurança que, durante a Fase Quatro do UCM, reencontraremos Yelena vindo atrás de Clint, acreditando que ele matou Natasha, mas eventualmente descobrindo que as coisas não foram bem como ela imagina. Quando não houver mais motivos para vingança, Yelena deve ser recrutada para os Vingadores e assumir o posto de nova “Viúva Negra”, e esse filme foi uma ótima maneira de apresentá-la.

Estou bem curioso com os novos rumos do Universo Cinematográfico Marvel.

A Fase Quatro tem tudo para ser um máximo!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários