[Season Finale] Dark 2x08 – Enden und Anfänge (Fins e Começos)



“O começo é o fim. E o fim é o começo. Tudo está conectado. Futuro, passado e presente. eu não pude contar quem é a mãe dela. Assim como não posso te contar… qual é a sua providência. E o que tenho que fazer hoje. Tenho pensado neste momento há muitos anos. Meu eu mais velho queria me dizer alguma coisa, mas ele não podia. Se você soubesse o que sei agora, você não faria o que precisa fazer para eu chegar a este momento. Eu, como sou agora, não posso existir se você não seguir o mesmo caminho que eu. Nós não somos livres no que fazemos, porque não somos livres no que desejamos”


“Nós mudamos um grão de areia. E, com ele, o mundo inteiro”
OLHA AÍ SE NÃO É A MELHOR SÉRIE DE VIAGEM NO TEMPO DA ATUALIDADE! A segunda temporada de “Dark” chega ao fim, e me deixou com uma vontade tão grande de ter uma daquelas máquinas e correr para 2020 para assistir à terceira temporada… e já estou triste em pensar que essa será a última temporada, mas, ao mesmo tempo, estou satisfeito em saber que eles fecharão a história, sem esticá-la apenas pelo sucesso da série. Muita coisa CRESCEU nessa segunda temporada de “Dark”, a começar pelos anos envolvidos. Se, na primeira temporada, tínhamos 2019, 1986 e 1953, essa temporada manteve esses anos (agora convertidos em 2020, 1987 e 1954) e acrescentou dois mais: 1921 e 2053. E, como sempre é comentado ao longo dos episódios, TUDO ESTÁ CONECTADO… tão difícil de delimitar onde que é o “começo” e onde é o “fim”.
Porque não há.
A finalização da temporada ainda traz, além de algumas respostas, muitas dúvidas e uma surpresa bacana que expandirá o universo de “Dark” para a terceira e última temporada. Estou ansioso para ver como será isso! Estamos em 27 de Junho de 2020, O DIA DO APOCALIPSE. Aqui, reencontramos o jovem Jonas, talvez ainda iludido pensando que “pode mudar as coisas”, para que a sua próxima versão consiga da próxima vez, e apague tudo, ao impedir o suicídio de Michael Kahnwald. Esse Jonas que reencontramos nas cavernas, vindo buscar a jovem Claudia, não é o mesmo Jonas que conhecemos… já é um Jonas que, como podemos perceber, começou a passar por transformações, embora ainda esteja em debate se ele é mesmo Adam ou não. Esse Jonas, o mesmo que causou o suicídio do pai, já passou um ano ao lado da Cláudia Tiedemann mais velha.
Já assumiu sua posição no ciclo.

“Demorei muito para aceitar fazer parte da catástrofe que queria evitar. Nos últimos 12 meses, você me ensinou tudo sobre o passado e o futuro”, ele diz para a Claudia Tiedemann mais jovem, de 1987. “Tudo que aconteceu. Tudo o que acontecerá. Há dois lados lá fora. Adam e Sic Mundus querem criar um mundo novo. Você e eu queremos salvar este”

Pareceu muito bom quando Jonas disse isso…
Agora, sabendo das informações do fim do episódio, eu me pergunto: Será?
Enquanto isso, o Jonas mais velho, que veio originalmente de 2052, vai atrás de Martha, dizendo que ela precisa ir com ele, porque ele quer salvá-la do que está prestes a acontecer… é culpa dele que todos vão morrer dentro de algumas horas, e ele não quer perder Martha mais uma vez. “Tudo começa de novo do zero. O futuro, um novo ciclo”. Martha não entende o que ele está dizendo, e ele só pede que ela confie nele, mas é difícil quando ele parece tão perigoso e tão descontrolado, apontando uma arma para ela, porque “a viu morrer uma vez e não quer ver de novo; ele prometeu que consertaria tudo e pretende fazer isso”. Então, Jonas-2052 leva Martha até o bunker onde ela estará segura durante o Apocalipse, mas ela escapa de lá assim que tem uma oportunidade, quando Elisabeth chega acompanhada do pai – ela não será uma das sobreviventes.
Não desse modo, ao menos.
Também vemos Bartosz se despedindo da mãe e deixando com Regina uma foto e algo que Claudia disse quando estivera ali. Bartosz precisa de um propósito, ele não sabe ainda qual é a sua missão nisso tudo, não sabe porque o Noah o mandou até aquele lugar, não sabe o que ele tem que fazer a seguir, não sabe se sua missão era mostrar a Magnus e os demais como a máquina funcionava… a máquina do tempo, agora, está com Katharina, que vai até a casa dos Kahnwald, em busca do Jonas-2052, que não está lá – é muito forte a cena em que ela encontra o álbum de fotografias de “Michael Kahnwald”, e ela reconhece seu filho ali, vendo coisas que ela nunca pôde acompanhar, como a formatura do colégio… ela ainda quer trazer Mikkel de volta, mas, quando Jonas-2052 aparece, ele diz que isso seria impossível, mesmo que ele lhe dissesse como.
Será que ele já aprendeu a lição, então?
Katharina, no entanto, acredita que ele está dizendo isso em benefício próprio: ele não quer que ela volte no tempo porque, se trouxer Mikkel de volta, ele não vai existir, mas as coisas não são assim tão simples… ele sabe, ele já passou por isso quando tentou impedir que o pai se matasse: as coisas do passado não podem ser mudadas. A verdade é que Mikkel não pode voltar porque Jonas já existe – isso já aconteceu. Ele trocaria a sua vida pela de Mikkel sem pensar, mas ele não pode fazer isso, porque seu futuro já existe: “Eu tentei impedir a origem. Mas não dá, é impossível. Adam é o ponto final. Talvez eu não possa evitar que ele se torne quem é. Mas posso evitar que o mesmo aconteça comigo”. Outra parte importante do episódio é a revelação sobre Charlotte e QUEM é a sua mãe, afinal de contas: Elisabeth, sua própria filha, é a sua mãe… naquele momento, eu buguei.
“Não podemos fugir do nosso destino”
Acredito que a terceira temporada explorará mais isso?
Depois da morte de Noah, em 1921, por Adam, o jovem Noah assume o seu papel e vem para o futuro, enquanto o Jonas-2019, na caverna com Claudia Tiedemann, liga a máquina para conectar passado e futuro. E ENTÃO, A CONEXÃO COMEÇA A ACONTECER. Os anos se conectam… 1921, 1954, 1987, 2020, 2053 – as luzes piscam por toda Winden, os pombos caem mortos, como da outra vez, e Jonas-2052 sabe o que está acontecendo: “É o Jonas. Ele abriu a passagem de novo”. Então, quase na hora do Apocalipse, Jonas-2019 manda que Claudia leve a máquina do tempo em segurança até o bunker (e ela a leva, mas passa para buscar Regina e levá-la com ela também), enquanto ele mesmo vai em busca da mãe e de Martha… e então começamos a perceber quem é que poderá se salvar do Apocalipse. Aparentemente, Katharina se salva…
Mas em outro tempo.
Um grupo de sobreviventes é salvo por Jonas-2052, depois que ele recebe a visita do Jovem Noah, que comenta coisas como “Sempre me perguntei quando você se tornou ele” e “Adam disse que você falaria algo assim. Também me disse que seríamos amigos, antes de você me trair”. O mais importante, aqui, é que Noah entrega a Jonas uma carta que foi supostamente escrita por Martha, e ainda não sabemos qual o conteúdo da carta, mas isso causa uma grande impressão em Jonas: “Isso é impossível”. Depois de ler a carta, então, Jonas-2052 resolve fazer o que está escrito ali, com ele estando incumbido de salvar Bartosz, Magnus e Franziska… depois, Noah e Agnes – afinal de contas, esse ciclo precisa ser fechado para que o próximo comece, como a profecia quer que aconteça. Então, Jonas-2052 aparece com a máquina do tempo para salvar o trio.
MAS NÃO SABEMOS PARA ONDE ELE OS LEVA!
Uma das cenas mais impactantes, e mais revoltantes, é o destino de Martha. Jonas-2019 vai até a sua casa atrás da mãe e, depois de fugir do bunker, Martha aparece ali, também atrás dele: “Você voltou” – aquele é o Jonas jovem, o Jonas dela. A CENA É FORTE, EMOCIONANTE, BEM-ESCRITA E BRILHANTEMENTE INTERPRETADA. Quando Jonas diz que tem algo para contar, e ela diz que já sabe de tudo: sabe sobre o Mikkel, sabe que era ele no lago naquele dia… ele escuta em silêncio, tenso, tudo vindo à tona, e no exato momento em que ela se aproxima e sua mão toca seu rosto e seu cabelo, uma lágrima escorre dos olhos dele. QUE PERFEIÇÃO DE CENA, TUDO MARAVILHOSO! Dessa vez, é ela quem diz: “Somos um par perfeito. Nunca duvide disso”. Então eles se beijam, e o beijo de Jonas revela o seu amor, a sua alegria e o seu alívio por voltar a vê-la.
“E, então, o ciclo se fecha”
Assim, enquanto eles compartilham esse momento TÃO BONITO, Adam aparece, e nós já prendemos a respiração. Imediatamente, Martha pergunta quem é ele, e Adam pede que Jonas a conte quem ele é, enquanto diz que “o gatilho para que tudo aconteça é cada um deles”. Jonas enfrenta Adam, diz que ele o enganou, que ele o mandou para 2019 porque queria garantir que o suicídio de Michael acontecesse, para que tudo fosse igual, e ele não entende o porquê de Adam querer isso: “Por que quer que o futuro se repita desse jeito?” E, cada vez mais, parece que haverá motivos para o que está acontecendo, cada vez mais é difícil definir um “vilão” – não podemos realmente condenar o Adam sem saber quais são seus motivos, porque talvez ele tenha um plano que faça sentido… há tanto coisa que ainda não sabemos nesses anos todos.
Mas sentimos raiva de Adam.
Muita raiva de Adam.
Mais do que nunca.
Adam fala sobre hoje ser “o começo do fim”, o dia de guiar a matéria escura para o seu real propósito no futuro, para o fim deste mundo. “Eu sou o gatilho. Mas não do que você pensa. Sou o gatilho para você se tornar o que sou hoje”. Dizendo isso, o FILHO DA P*TA do Adam atira em Martha, e eu prendi a respiração – foi muito difícil acreditar que, depois de tudo, fosse o próprio Adam quem mataria Martha, e isso me faz pensar, cada vez mais, que talvez esse cara não seja mesmo o Jonas… independente do que tenha acontecido e de qual seja seu plano, eu não sei se ele jamais poderia matar a Martha tão friamente. Mas, também, ele teve anos para se preparar para isso. EU NÃO SEI, E EU QUERO ENTENDER! “Você carregará essa dor por toda sua vida. Até finalmente estar pronto… para deixar tudo para trás. Até ela”. O QUE ADAM QUER DIZER COM ISSO?
A verdade é que eu estava inconformado.
Não podia terminar assim.
Mas “Dark” tem um roteiro todo estruturado, eles têm um plano com isso, e o final do episódio mostra isso, enquanto abre novas possibilidades. O momento do Apocalipse enfim chega, e vemos os tempos conectados. 1921 tem o Magnus e a Franziska do futuro, estabilizando a matéria escura. 2020 tem o pessoal cavando a usina e reabrindo feridas, mesmo que Charlotte tente impedir. 2053 tem Elisabeth também estabilizando a matéria escura. Enquanto isso, vemos Katharina em uma caverna, guiada por uma luz, chegando até a porta da Sic Mundus… também vemos se abrir um portal conectando diretamente 2020 e 2053, um Portal através do qual Charlotte e Elisabeth, mãe e filha e mãe, podem conversar, e talvez Charlotte tenha se salvado do Apocalipse em 2020 passando para o lado de lá do Portal, com a filha/mãe em 2053.
Descobriremos isso apenas na terceira temporada.
Assim como qual é o papel de Magnus e Franziska na Sic Mundus.
E onde está o Bartosz do futuro.
Enquanto isso, enquanto uma redoma cobre toda a cidade e o Apocalipse começa, Jonas-2019 promete novamente, sobre o corpo de Martha, que “vai consertar tudo”, mas a verdade é que é tarde demais – ele já tentou, e é impossível. Mas aqui temos A MAIOR SURPRESA do episódio, quando ele se vira, vê alguém e se assusta… porque ali, na sua frente, temos uma outra Martha. Uma Martha vestida de preto, cabelo curto, muito mais séria e creepy que a Martha que conhecemos, e ela já anuncia: “Não sou quem você pensa”. Porque podemos ver que não é mesmo. É ela quem salva o Jonas-2019 do Apocalipse, então, assim como todo o restante, isso provavelmente sempre aconteceu dessa maneira… afinal de contas, o Jonas foi salvo, ou não poderia ter envelhecido. Sendo assim, o Jonas-2052 e, supostamente, o Adam, têm a memória dessa segunda Martha.
Quanto eles sabem?
Por que isso nunca foi mencionado?
Martha-2 diz que explicará tudo mais tarde, mas, naquele momento, Jonas-2019 precisa acompanhá-la. Então, ela tira do bolso uma máquina do tempo que é uma versão menor e mais moderna da máquina do tempo que circula por Winden naquela maleta através dos tempos. A máquina é pequena, elegante, e então ela é ativada, para levar Jonas-2019 e Martha-2 dali. Antes de partirem, ele faz uma pergunta importante: “De que tempo você é?”, e ela o responde com aquilo que já desconfiávamos, mas que inclui oficialmente a teoria na série: “A pergunta não é de que tempo, mas de qual mundo”. ASSIM, ENTRAREMOS EM UMA QUESTÃO TODA DE UNIVERSOS PARALELOS ALÉM DAS VIAGENS NO TEMPO, e a terceira temporada deve ser um primor complexo da ficção científica. Ao fim do episódio, tudo o que eu posso dizer é: COMO EU AMOE SSA SÉRIE.
Ansioso pela terceira temporada! <3


Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

  1. Li a resenha de todos os episódios e você escreve muito bem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por todas essas resenhas. Você é demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vinicius! Já estou postando a terceira temporada :)

      Excluir
  3. Só consegui entender mais com tuas resenhas kkkkkkkkk, muita coisa ficava sem entender, muito obrigada 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Amanda! Fico muito feliz por ter ajudado, obrigado pelo comentário! <3

      Excluir
  4. Gente perai, com assim a elizabeth é mãe/filha da charlote? me expliquem isso direito que não entendi nada... em que momento do episódio isso ficou subentendido? minha mente esta fervendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano, é numa cena com uma foto, Raaah... alguém vendo uma foto, acredito. Mas a terceira temporada explorará isso e vai deixar tudo o mais claro possível. Vemos toda a timeline culminando nisso :)

      Excluir

Postar um comentário