Dark 2x02 – Dunkle Materie (Matéria Escura)



“Conseguimos estabilizar a Partícula de Deus e a massa resultante. Em estado estável, ela parece criar uma espécie de portal que pode viabilizar a viagem pelo tempo. Se a matéria receber voltagem suficiente, ela pode ser mantida em estado estável a longo prazo. Em fase experimental, objetos poderiam ser enviados por meio de matéria estabilizada”

MINHA NOSSA, QUE EPISÓDIO PERFEITO! COMO EU ESTAVA COM SAUDADE DE “DARK”. Eu gostei do retorno de “Dark”, mas o segundo episódio mostra todo o potencial que a série já demonstrava, e ainda o aprofunda, e é muito bom estar de volta, aprofundar-nos um pouco nas tramas dos personagens, e temos momentos muito instigantes ao longo desse episódio… e eu adoro como, a cada momento, percebemos a importância da ideia de “tudo está conectado” para a história de “Dark” – PORQUE ESTÁ MESMO. Então vemos isso com o Jonas de 2019 em 2053, fazendo descobertas que, talvez, possam levá-lo de volta para o seu próprio tempo, para salvar a família do Apocalipse que deve acontecer em 5 dias, enquanto ele escuta gravações de Claudia Tiedemann, uma das personagens mais enigmáticas e mais importantes para toda a trama de “Dark”.
EU ESTOU AMANDO.
Uma das minhas partes favoritas no episódio foi, certamente, a trama de 1987 – de um lado, vemos duas versões de Claudia Tiedemann; de outro, um Mikkel que precisa aceitar sua nova realidade. Enquanto trabalha na usina, a Claudia de 1987 recebe a visita de uma versão sua do futuro, uma que assume Gretchen, a cachorrinha, como sua, e que prova sua identidade ao narrar tudo o que a Claudia mais jovem está vendo pela janela… porque, há 33 anos, fora ela quem estava em seu lugar. A velha, então, mostra a Claudia-1987 a máquina do tempo e fala sobre o “ciclo sem fim” (okay, ela não usou essas palavras), que ela concretizará em 33 anos, assumindo o seu lugar. Claudia-1987 ainda não sabe exatamente o que terá que fazer, mas ela recebe a máquina do tempo como um presente, e o aviso de que, em 5 dias, tudo começará de novo, e ela precisa deter Adam.
Mas quem é Adam?

“Você ainda não entende. Mas logo entenderá. Até lá, tudo acontecerá como sempre aconteceu. Como tem que acontecer”

Também amei rever Mikkel, que esteve ausente da estreia da temporada, assim como toda a trama de 1987. Estamos em 22 de Junho de 1987, a 5 dias do “Apocalipse”, e Mikkel ainda está se adaptando ao fato de estar longe da família e fora de seu próprio tempo – quando ele chega à escola e é atormentado antes mesmo de entrar (embora Hannah olhe para ele carinhosamente), ele nem entra, e acaba vagando por Winden, até a misteriosa e perigosa caverna, onde encontra Noah e, finalmente, deixa de tentar voltar para “casa”. Ali, Noah sugere que “Deus nunca erra”, e que há um plano para todo mundo… quando Mikkel volta para casa, ele pergunta à sua nova mãe se ela acredita em Deus, e se ela acredita mesmo que existe um plano para cada um deles, e quando ela diz que sim, ele a abraça… finalmente, ele aceitou sua condição.
Agora, ele se transforma em Michael.
Ainda sobre Mikkel, o Jonas-2052, agora em 2020, mostra para a mãe a máquina do tempo, e explica que, com ela, ele é capaz de viajar 33 anos para o passado, ou 33 anos para o futuro, e diz que ele errou ao tentar manter tudo aquilo em segredo, porque foi isso que acabou com eles: os segredos. Por isso, ele quer contar algo, mas diz que é melhor que ela veja com os próprios olhos – então, ele anuncia que vai mostrar-lhe “o segredo do pai”. E ENTÃO, EU FIQUEI TENSO E AGUARDANDO O EPISÓDIO TODO POR ESSE MOMENTO – Jonas-2052 leva a mãe até a caverna, onde liga a máquina, que produz uma esfera semelhante àquela que vimos no futuro, e que os engole, os levando de volta a 1987, de onde ele pode mostrar para a mãe o Michael durante a infância: e, naquele momento, ela percebe que está olhando para Mikkel, o mesmo que desapareceu há alguns meses.
Jonas-2052 abraçando a mãe em choque…
QUE CENÃO!
E falando em Jonas, a jornada do Jonas-2019 em 2053 também é muito interessante. Com as gravações de Claudia Tiedemann, ele descobre que a esfera desestabilizada que encontrou na usina é a sua chave para voltar para casa, e ele planeja encontrar uma maneira de estabilizá-la, dando a ela energia o suficiente – infelizmente, no entanto, ele acaba sendo capturado por Elisabeth e sua sociedade distópica, o que quer dizer que ele será punido como todos os outros por ter entrado na Dead Zone e por não “acreditar” mais na profecia… então, Jonas-2019 é pendurado em uma forca, e depois de ele gritar que “não há profecia”, que “a passagem nunca se abrirá” e que “o Paraíso deles não existe”, ele é deixado para morrer em uma cena angustiante que lhe dá a cicatriz que vemos no pescoço do Jonas-2052. Elisabeth, no entanto, não o deixa morrer, e atira na corda, salvando a sua vida… agora, ele tem outra chance de estabilizar a esfera e voltar para casa.
E ele vai arriscar.
Afinal de contas, não faz diferença “morrer lá dentro” ou “morrer aqui fora”.
EPISÓDIO MARAVILHOSO! \o/

Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários