Parada Temporal’s RETROSPECTIVA 2018



Cadê o meu DeLorean?
MINHA ÉPOCA FAVORITA DO ANO! Bem-vindos a mais uma “Retrospectiva Parada Temporal”, onde viajamos pela memória, relembrando as coisas que assistimos e vivemos ao longo de 2018… eu digo que é minha “época favorita do ano” porque eu adoro caminhar por postagens “antigas”, descobrindo o que assistimos no cinema, ou o que estreou de novo em séries – as produções que nos surpreenderam, as produções que nos desapontaram, aquelas que nem sabíamos que estavam por sair, e nos arrebataram. Esse foi um ano especial, com a estreia de Jodie Whittaker como a nova protagonista de “Doctor Who”, e mais um filme do Wizarding World, “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”. Portanto, nesse delicioso clima de FIM DE ANO, embarque nessa nona RETROSPECTIVA do Parada Temporal, e reviva conosco!
Agora, bem rapidamente, um pouquinho de informações técnicas: se você está no blog há algum tempo, você deve lembrar como isso tudo funciona; se você não está, mas quiser dar uma olhadinha, temos aqui a Retrospectiva 2010, Retrospectiva 2011, Retrospectiva 2012, Retrospectiva 2013, Retrospectiva 2014, Retrospectiva 2015, Retrospectiva 2016 e Retrospectiva 2017. Já virou tradição no Parada Temporal, e eu ADORO fazer isso! Primeiro as estreias no cinema ao longo de 2018… depois um pouquinho de séries, as novidades no Cantinho de Luz. Tudo o que foi comentado no Parada Temporal está com um link para a sua review, e você pode encontrá-la clicando no título do filme, série ou o que for que te interessa! Se te chamou a atenção e você ainda não leu, corre lá! É só clicar e ler a postagem – não se esqueça de deixar seus comentários, eles são sempre muito bem-vindos!

FILMES

JANEIRO…
O ano começou (wow, já faz tanto tempo assim?!) com o que se consagrou como uma das minhas animações favoritas de todos os tempos: VIVA: A Vida é uma Festa. “Remember Me” é emocionante e sempre me faz chorar – o filme tem uma mensagem linda, e ainda se dedica à cultura mexicana, com o Día de los Muertos, de forma belíssima. Também tivemos Jumanji: Bem-Vindo à Selva, uma sequência aguardada ao clássico de 1995, e que, com todas as diferenças com o original, se saiu super bem. Divertido e empolgante. No início do ano, também, infelizmente perdi Me Chame Pelo Seu Nome, porque minha cidade não o exibiu! Agora, embora tenha o DVD em casa, estou lendo o livro primeiro. E, para fechar o mês, Maze Runner: A Cura Mortal, que fecha a saga de Thomas em um filme diferente do livro, mas super empolgante. Sou um fã de Maze Runner!
FEVEREIRO…
Em fevereiro, Guillermo del Toro nos presenteou com outra obra de arte que foi um dos filmes MAIS COMENTADOS do ano: A Forma da Água. Com aquele visual característico do diretor e uma história tocante, o filme é um verdadeiro marco que mereceu os prêmios recebidos, dentre eles o de MELHOR FILME no Oscar 2018. Outra trilogia que chegou ao fim nesse ano foi a de Christian Grey e Anastasia, com Cinquenta Tons de Liberdade, e é, provavelmente, o filme menos expressivo da trilogia, que já não começou assim tão bem, há alguns anos. A Marvel começa o seu ano com Pantera Negra, um dos seus melhores filmes, e que realmente ganhou visibilidade por ser diferente dos outros filmes de heróis que o cinema vinha produzindo. E, em fevereiro, eu infelizmente perdi o Pequena Grande Vida, que ainda está na minha lista!
MARÇO…
Esse foi um mês em que, lamentavelmente, eu perdi muita coisa que gostaria de ter assistido, e filmes que continuam na minha “Lista da Vergonha”. No entanto, tivemos a brilhante estreia de Jogador Número 1, baseado em um dos meus livros favoritos de todos os tempos, de Ernest Cline, e que se baseia na nostalgia dos anos 1980 e 1990. O visual do filme está incrível, embora ele não tenha a profundidade e os detalhes que o livro tem – mesmo assim, é uma brincadeira deliciosa repleta de easter eggs que deixam qualquer nerd apaixonado! Outra adaptação literária foi Uma Dobra no Tempo e, assim como outros filmes, eu tenho o DVD, e pretendo assistir em breve – esse eu esperei poder ver no cinema, mas, infelizmente, minha cidade só o exibiu dublado, e então eu não pude ir. Mas assistirei e comentarei em breve por aqui!
ABRIL…
E falando em adaptações literárias, em abril temos um dos filmes que eu mais estava esperando: Com Amor, Simon. Baseado em um livro de Becky Albertalli, o filme é absolutamente fofo, um verdadeiro encanto. Uma comédia romântica gay, leve e apaixonante, do tipo que nos faz sonhar, suspirar e se apaixonar. Eu acho que precisávamos de mais filmes como esse! Outro filme MEMORÁVEL desse ano é Um Lugar Silencioso, um suspense/terror construído em cima de tensão, e que se torna rapidamente um dos meus favoritos no gênero, conseguindo mesclar o terror com a emoção – basicamente, o filme é completo. O mês fecha com o aguardado Vingadores: Guerra Infinita, que deixou os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel em suspenso com o final, nos perguntando o que nos espera no próximo filme, que agora já tem título: Ultimato.
MAIO…
Aqui, temos o divertido A Noite do Jogo, que é uma das minhas comédias favoritas no ano! De forma inusitada, o filme nos conduz por uma noite competitiva em que as coisas se tornam “reais demais” para um simples jogo. Então, além das risadas garantidas, também temos sequências inesperadas de ação que deixam o filme muito bom! E falando em diversão aliado a ação, amamos Deadpool 2, que segue bem a trajetória do primeiro filme, com muita metalinguagem e referências, além de um Deadpool extremamente debochado como ele tem que ser! Por fim, tivemos mais um capítulo extra de Star Wars com Han Solo: Uma História Star Wars, que eu ainda não vi – em parte porque estava vendo outras coisas, em parte porque fiquei realmente assustado com a repercussão, mas o DVD também está por aqui, me aguardando, e então comentarei!
JUNHO…
Começo comentando que eu detesto como minha cidade deixa de passar filmes que eu quero tanto ver! Nesse mês, tivemos Talvez uma História de Amor, com o maravilhoso Mateus Solano, e que eu ainda não vi. Em junho, retornamos ao mundo dos dinossauros com Jurassic World: Reino Ameaçado, e eu sempre ADORO ir ao cinema ver esses dinossauros imensos, realistas, contra humanos que insistem em cometer os mesmos erros do passado. Por fim, iniciando a época de férias, também tivemos o aguardadíssimo (POR 14 ANOS!) Os Incríveis 2, que é um dos grandes prazeres desse ano – ele é uma sequência brilhante ao primeiro filme da franquia, consegue manter o estilo dos personagens, mas é um filme totalmente diferente, de uma maneira incrível! Aqui, temos destaque à Mulher-Elástico, e o filme tem muito a ver com a época em que vivemos! Maravilhoso.
JULHO…
O primeiro filme da Marvel depois de transformar metade dos seus personagens em pó se passa ainda antes de Thanos estralar os dedos: Homem-Formiga e a Vespa é divertido e, ainda, consegue se conectar com Guerra Infinita em um final não tão surpreendente, mas incrivelmente maravilhoso. Também temos Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, mais um divertido filme da franquia, que eu fui assistir com a minha afilhada, e que tem uma versão muito bacana da Macarena, com direito a um polvo gigante a dançando e tudo! Outra adaptação literária, que demorou a chegar ao Brasil, foi Todo Dia, baseado na obra de David Levithan – o livro que fez com que eu me apaixonasse pelo autor. Atualmente, sou um fã ávido de David Levithan, e “Todo Dia” é um dos melhores livros que eu li na vida. Falta um pouco de profundidade no filme, mas é uma boa adaptação.
AGOSTO…
De volta à Grécia, de volta às deliciosas músicas do ABBA, ganhamos Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!, sequência para o filme de 2008 e o musical dos teatros, que estreou no West End em 1999. Eu, particularmente, temo esse tipo de sequência, mas não precisava com Mamma Mia – O FILME É MARAVILHOSO. Dançante, feliz e emotivo… para guardar no coração ao lado do original. Outro filme do mês foi Mentes Sombrias, que mistura coisas como “Jogos Vorazes” com um quê de “X-Men”, e que eu acho que foi um excelente filme – vou começar a ler a série no próximo ano! E, para a lista de “filmes que minha cidade não exibiu”, temos Ferrugem, com Giovanni de Lorenzi, e Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, um dos filmes que eu mais esperei nesse ano, e que me fez chorar em cada vez que vi o trailer, mas não pude ver no cinema.
SETEMBRO e OUTUBRO…
Aqui, temos um filme que divide opiniões: Venom. Infelizmente, não tivemos nenhuma pontinha do Homem-Aranha no filme do Venom, e talvez fosse importante, e eu não acho que seja o melhor filme do ano nem nada, mas é um filme bem bacana, e tem toda essa coisa de “anti-herói”. Eu acho que a franquia tem futuro. Em contrapartida, o que parece ter encantado a todos é o musical Nasce Uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper, e realmente é um filme EMOCIONANTE, com uma trilha sonora fortíssima e marcante. E, para fãs de comédias adolescentes como eu, temos mais uma adaptação de Thalita Rebouças, com Tudo por um Pop Star, que é divertido, fofo, juvenil… eu adoro o gênero, e já amava a história, desde que a assisti no teatro. Por fim, temos o emocionante e belo O Primeiro Homem, com a história de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.
NOVEMBRO…
O mês de novembro começa poderoso com Bohemian Rhapsody, a emocionante história de Freddie Mercury que, mesmo com as diferenças em relação à vida real, é um MARCO lindíssimo do cinema, um filme para sentir. Depois, começando o clima natalino, temos a divertida animação O Grinch, com a clássica história da criatura verde que odiava o Natal. Também tivemos o forte e melancólico O Grande Circo Místico, que era a esperança de representação do Brasil no Oscar 2019, mas não vai rolar. O mês também nos trouxe Robin Hood: A Origem, protagonizado por Taron Egerton, e eu AMEI essa nova versão do personagem, embora a crítica tenha sido ruim, o que quer dizer que não veremos mais filmes na franquia, infelizmente. E, é claro, o INCRÍVEL e AGUARDADÍSSIMO Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, com uma controversa revelação final que está dividindo os fãs do universo – eu estou no time que “espera por respostas”. Só julgarei mais tarde.
DEZEMBRO…
No último mês do ano, o primeiro filme da DC que eu vejo EM ANOS, e que eu adorei do começo ao fim: Aquaman é uma ótima adaptação do personagem, um verdadeiro deslumbre visual, e pode ser o motivo pelo qual eu pretendo me aventurar nos filmes da DC de agora em diante… UM FILMAÇO. Também tivemos o infantil Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano, baseado na série do Gloob, e que não é tão bom quanto o primeiro, do ano passado. Mas falando em sequências, temos uma sequência MARAVILHOSA que chega 54 anos depois do seu original: O Retorno de Mary Poppins é TUDO O QUE EU ESPERAVA, sendo um filme novo, moderno, com jeitinho de clássico, e uma perfeita e respeitosa recriação do universo de Mary Poppins… uma homenagem e tanto! Por fim, para fechar o ano, a divertida comédia Minha Vida em Marte.
NETFLIX…
Como estávamos falando em cinema acima, vou adicionar essa “categoria” ao final de minha lista nas Retrospectivas. A Netflix está produzindo muito material anualmente, em filmes, séries e animações, mas cito alguns poucos filmes que vi da Netflix nesse ano: temos Quando Nos Conhecemos, uma comédia jovem com direito a viagem no tempo; A Barraca do Beijo, que é um tanto quanto controverso entre sua audiência, mas que eu achei muito bom, podem me julgar. O totalmente aclamado e comentadíssimo Para Todos os Garotos que Já Amei, cuja sequência já está em produção, e que realmente é um dos filmes mais fofos do ano. E, por fim, Alex Strangelove, que é um filme que EU ADOREI, porque é uma comédia gay fofa, realista e com direito a beijos sinceros entre os atores que formam o casal principal do filme. MARAVILHOSO!
O QUE EU PERDI…
O que me deixa mais triste é perceber que a maioria dos filmes que eu mais queria assistir e não pude foi porque minha cidade não exibiu ou porque só exibiu dublado. Dentre os filmes, listo Me Chame Pelo Seu Nome (que eu vou ler o livro e ver o filme no começo do ano!), Adeus Christopher Robin, Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, Todas as Canções de Amor, Ferrugem, O Segredo de Davi e Talvez Uma História de Amor na lista de “não exibidos pela minha cidade”. Depois, cito Uma Dobra no Tempo, O Mistério do Relógio na Parede e O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos na lista de “exibidos apenas dublados”. O restante, então, foi por culpa minha mesmo, dentre eles estão Pequena Grande Vida, Oito Mulheres e um Segredo, Buscando…, Pé Pequeno e De Repente Uma Família. Vou dar o meu melhor para diminuir essa lista.

SÉRIES

Vamos começar por uma série que foi finalizada: Sense8. Em 2017, tivemos a segunda temporada da série, que tinha um final super em aberto, e logo em seguida a Netflix anunciou que estava cancelando a série. Felizmente, graças à movimentação dos fãs por todo o mundo, a série não foi renovada, mas ganhou, ao menos, o direito de ter um último episódio especial, de duas horas, que fecha a história da série. E, assim, tivemos um momento deveras EMOCIONANTE que fecha lindamente essas duas temporadas de uma das melhores séries que eu pude assistir. Outra série que está prestes a ser finalizada é Shadowhunters, que foi cancelada em 2018, mas teve a parte final da terceira temporada adiada para 2019, com dois episódios extras, para que eles possam finalizar a história e entregar algo que deixe os fãs satisfeitos. The Big Bang Theory também está em seu último ano!
Algumas das séries que estrearam antes de 2018 e seguem firmemente: no mundo das comédias, temos a segunda temporada de Young Sheldon, com o pequeno Sheldon Cooper fazendo um sucesso tremendo – eu me pergunto qual será a longevidade da série depois do fim de The Big Bang Theory. Também estamos para terminar a terceira temporada de The Good Place, que já foi renovada para um quarto ano. Nesse ano, também pudemos retornar uma vez mais para o mundo de Raven Baxter, com a segunda temporada de Raven’s Home, e a terceira temporada também já está confirmada! No mundo dos X-Men, tivemos novas temporadas de Legion, que não teve um segundo ano tão bom quanto o primeiro, e The Gifted, cuja segunda temporada também estamos esperando engrenar de verdade… mas são duas séries, de modo geral, muito boas.
2018 também trouxe novidades nas criações de Ryan Murphy. American Crime Story ENFIM ganhou a sua segunda temporada, The Assassination of Gianni Versace, que eu achei incrivelmente melhor do que a primeira temporada, e American Horror Story ganhou sua oitava temporada, Apocalypse, que é um crossover entre as temporadas Murder House e Coven – foi uma temporada muito boa, que trouxe de volta as bruxas de Coven e revisitou o cenário da Murder House, onde o Anticristo foi concebido e nasceu. Cheguei a duvidar que eles conseguiriam fechar bem o ano, depois de uma temporada definida por um longuíssimo flashback e que pouco mostra do “Apocalipse” de fato – mas eles tiveram um último episódio que, em pouco mais de 40 minutos, conseguiu resolver a maior parte da trama e nos deixar felizes.
Claro que eu queria mais… mas foi bom!
Outras séries que seguem é Supernatural, que está quase chegando ao episódio de NÚMERO 300, e está indo bem – a entrada de Jack foi a melhor adição ao elenco da série. Riverdale recém começa sua terceira temporada que, em um primeiro momento, parece bem melhor do que a segunda temporada e toda a trama do “Black Hood”. MacGyver está maravilhoso como sempre, com episódios empolgantes, roteiro muito bom e o Lucas Till a cada dia mais lindo. This is Us continua nos fazendo chorar a cada episódio, e está se consagrando como uma das melhores séries dramáticas da atualidade. The 100 tem um EXCELENTE quinto ano, que agora leva a série para um novo e curioso caminhoThe Magicians também tem a sua terceira temporada e deixa as coisas diferentes para a quarta. E, por fim, Humans, a maravilhosa ficção científica britânica que teve sua terceira temporada, e ainda esperamos por notícias de uma possível quarta temporada.
EU ESPERO QUE ELA VENHA! \o/
Sobre séries que estrearam em 2018, mas já terminaram: primeiro, comento Reverie, que foi uma série gostosa de férias, boa para passar o tempo, mas que não vai deixar um grande vazio nem nada. Diferente de Deception, a série sobre um mágico ajudando o FBI que tinha um roteiro INCRÍVEL e que tinha tudo para seguir crescendo – o roteiro era bom, os personagens eram carismáticos e, infelizmente, vai deixar saudade após o cancelamento. E a minha principal dor da temporada: Rise. A nova série musical ME ARREBATOU, e agora sinto sua falta incomensuravelmente. A primeira temporada mostrava a turbulenta montagem de “Spring Awakening” pelo clube de teatro de uma escola, enquanto conhecíamos os personagens, seus dramas pessoais, e realmente havia muito a se explorar nesse universo ainda. Por fim, estreando agora no finzinho do ano, uma minissérie de Les Misérables, pela BBC.
Outras séries estrearam em 2018, e seguem para novas temporadas, dentre elas You, a série sobre um stalker que foi agora adquirida pela Netflix para distribuição mundial, e que ganhará uma segunda temporada – estou ansioso para ver o que o retorno triunfal de Candace pode significar! Também tivemos Manifest, que estreou com a promessa de ser “um novo Lost”, e que tem um tom de mistério interessante que me prendeu, estou curioso para saber aonde a trama nos levará ainda. Em comédia, nós ganhamos Single Parents, uma sitcom deliciosa sobre um grupo de pais solteiros e seus filhos, que pode ser absolutamente fofa e divertida. Por fim, o SBT e o Disney Channel fizeram uma nova parceria e lançaram Z4, que eu acho que não atingiu todo o sucesso esperado, mas que foi uma boa série adolescente para acompanhar… eu quero outra temporada!
Agora, e a lista é grande, vamos falar de séries da Netflix. Quanta coisa do que assistimos atualmente vem da Netflix, não?! Esse ano trouxe à plataforma várias produções de diferentes países, como The Rain, dinamarquesa, Elite, espanhola, Le Chalet, francesa, The End of the F***ing World, britânica, e Samantha!, comédia brasileira. Também tivemos a estreia de Chilling Adventures of Sabrina, que foi um sucesso instantâneo com a nova versão da personagem Sabrina; Lost in Space, remake lindíssimo da série original de 1965, com visuais e roteiros muito bons; Altered Carbon, uma das minhas ficções científicas favoritas, baseada no livro de Richard K. Morgan. Além disso, completamos a primeira temporada e esperamos a segunda de Star Trek: Discovery, além de termos assistido à segunda temporada de 3%, que foi MUITO BOA, e a segunda temporada de Desventuras em Série, maravilhosa como a primeira!
Em tokusatsus, o ano começou trazendo os últimos episódios de Uchuu Sentai Kyuranger, fechando bem aquela temporada, antes de introduzir a grande novidade que está sendo Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger, que, pela primeira vez na história dos Super Sentai, traz duas equipes principais de Rangers, que se enfrentam entre eles, apesar de eles terem um inimigo em comum e já estarem trabalhando como uma equipe. Ao longo de 2018, também tivemos grande parte da temporada de Kamen Rider Build, UMA TEMPORADA IMPECÁVEL, em que cada episódio, sem falta, era melhor do que o anterior, com um roteiro complexo e muito bem-escrito, visuais impressionantes… realmente incrível. E, com o fim dessa temporada, ganhamos Kamen Rider Zi-O, a temporada comemorativa, que deve ser mais empolgante para quem viu todas as outras antes dela.
Por fim, vamos falar sobre DOCTOR WHO. Em 2018, Jodie Whittaker faz a sua estreia oficial como a 13ª Doutora, depois da regeneração no episódio de Natal do ano passado, e a sua primeira temporada é um recomeço para o show. Tem visuais incríveis, uma nova TARDIS, novos companions e, nos 10 episódios que vimos até então, novos vilões a cada semana – no entanto, estamos sentindo um pouco de falta de notar o mais CLÁSSICO da série nessa nova era, e esperamos que Chris Chibnall leve isso em consideração… parece que ele pode fazê-lo, tendo em vista que o Especial de Ano Novo, que é o que vai encerrar a temporada oficialmente, parece conter os DALEKS! Estou muito ansioso para ver mais aventuras de Jodie Whittaker, porque ela soube assumir o difícil papel que carrega 55 anos de história, e fazê-lo dela, ao mesmo tempo em que notamos os outros que vieram anteriormente.
Não era fácil…

O PARADA TEMPORAL

Esse foi UM ANO E TANTO para o Parada Temporal. Completamos 8 ANOS (e mudar a descrição do blog para “Ano Nove” me faz perceber o quanto estamos próximos de completar uma década, e esse é um marco e tanto!), e foram 1.133 postagens, o que é um número bastante expressivo (no total, já são mais de 6.200 postagens)! Em visitas, batemos a marca de 4.000.000 nesse mês de dezembro e, por isso, eu só tenho que dizer: OBRIGADO! É muito bom quando algum novo leitor aparece pelo Parada Temporal, dizendo que gostou de uma ou de outra postagem, e percebê-lo descobrindo outras coisas que interessam entre as postagens mais recentes! O Parada Temporal começou como uma espécie de “diário” das coisas de que gostava, e então tomou uma proporção muito maior do que eu esperava, e agora ele é um pouquinho de cada um de nós.
E como agora também está se tornando tradição (porque essa página é o meu xodó!), vamos falar sobre o CANTINHO DE LUZ. Foi um ano produtivo em novelas – acompanhando a reprise do SBT de Chiquititas 2013, que chega ao fim no início do ano, terminamos as postagens sobre a novela! E duas novelas que MARCARAM GERAÇÕES estão completando seus 20 ANOS em 2018, e celebramos com postagens de ambas. A primeira delas, A Usurpadora, celebrou seus 20 anos em Fevereiro, então as postagens já chegaram ao fim. A segunda, O Diário de Daniela, celebrou seu aniversário agora em novembro, e as postagens estão apenas começando! Vocês ainda verão muitas postagens da novela em 2019. Ao longo desse ano, também, comentamos a Segunda Temporada de Rebelde, e agora falta apenas uma temporada da qual matarmos a saudade!
Nas Séries do Cantinho de Luz, também tivemos novidades com duas novas produções que eu adoro sendo comentadas. A primeira delas, Zoação Teen, é uma série de 2007 que, no Brasil, passou no Boomerang há alguns anos. A segunda, Austin & Ally, é uma série mais recente do Disney Channel, de 2011. Além disso, passamos o ano todo com novas postagens em Power Rangers. Terminando de comentar a última temporada de Mighty Morphin, comentamos a mini-temporada Mighty Morphin Alien Rangers, além das próximas duas temporadas da Era Zordon: Zeo e Turbo. E, por fim, o Sítio do Picapau Amarelo, que teve o restante da sua Primeira Temporada (de 2001 e 2002) comentada no blog, história a história, e que foi um dos projetos de que mais gostei! Agora, começo a preparar os textos da Segunda Temporada para alguma parte do ano seguinte!
Uma novidade do Parada Temporal nesse ano foi o ALÉM DO CANTINHO DE LUZ. Essa página é, praticamente, um spin-off do Cantinho de Luz, que eu criei na intenção de separar produções mais atuais das antigas, mas o propósito é bastante similar – e a ideia do título veio justamente por causa de “A Usurpadora” e “Além da Usurpadora”. Assim, os primeiros comentários movidos para a nova página são de Violetta, que eu comecei a comentar ainda em 2017, e, nesse ano, as postagens sobre a primeira temporada de Soy Luna também chegam ao blog… também classifico como Além do Cantinho de Luz as postagens que estou produzindo de Like, La Leyenda, embora ela ainda não tenha uma foto e links oficiais na página – mas terão, em breve. E essa página tende a crescer nos próximos anos: tenho 7 projetos importantes para ela!
Aguardem!


E agora é hora de ficar por aqui, curtir o Ano Novo e se preparar para começar tudo de novo AMANHÃ MESMO. Como sempre, um texto longo, trabalhoso, mas sempre é um prazer muito grande poder compartilhar esse momento com vocês, poder revisitar nosso ano e relembrar tudo o que fizemos, tudo o que vimos, tudo o que vivemos juntos. Obrigado por terem ficado comigo até o fim, e, mais do que isso, obrigado por terem nos acompanhado ao longo desse ano. Leitores do Parada Temporal, OBRIGADO! O blog é de vocês! E sejam bem-vindos novos leitores também! Vocês devem saber o quanto eu adoro estar aqui com o Parada Temporal, e é muito bom saber que há pessoas aí do outro lado que curtem esse trabalho! Lembrando, então, novamente: deixe seus comentários, eles são MUITO importantes, queremos saber suas opiniões e sugestões, pois elas serão levadas em consideração! Tenham um Feliz Ano Novo, aproveitem, e vejo vocês amanhã! Mais um texto, expectativas para 2019, começando um ano inteirinho e maravilhoso.

Esperamos você aqui em 2019!


Comentários