3% 2x05 – Lampião



“Veio aqui pra matar saudade ou matar a gente?”
Pois é: QUEM DIRIA? Uma reviravolta bacana na trama de “3%” e um final surpreendente que não é necessariamente bem-vindo… depois de presenciarem Rafael matando Ivana e fugirem, Michele conta a verdade a Joana, falando abertamente com Ezequiel na sua frente, e escrevendo no papel como “ele está ameaçando o seu irmão”. Fiquei apreensivo enquanto ele identificava os sussurros de Joana nos áudios de Michele, e a coisa fica bem séria quando Silas aparece, dizendo que “Joana traiu a causa”, e a surpresa fica por conta de Ezequiel, chegando depressa (!) ao esconderijo, com uma arma apontada par Silas, e uma revelação: “Eu vim aqui pra salvar a Causa!” Enquanto isso, Rafael está traumatizado com o que fez, revivendo em memórias os gritos com Michele e o tiro em Ivana, e a situação está ficando bastante complicada para ele.
Voltamos ao ANO DO PROCESSO 80. Para entendermos toda a trajetória de Ezequiel e como ele ainda pode estar lutando ao lado da Causa (?) no presente, precisamos de uma cena que nos explique esse caminho. É de Ezequiel, em seus 20 anos, a ideia de se infiltrar e destruir o Maralto lá de dentro, mas embora os líderes da Causa gostem da ideia, não o aprovam como o infiltrado, mas ele faz as coisas da sua própria maneira. Assim, eu ADOREI ver uma prova do Processo 80, naquele lance de “carta azul vs carta vermelha”, com o Ezequiel sendo profundamente inteligente e não só indicando corretamente quem estava com a carta vermelha, mas desmascarando todo o esquema da prova, com a uva, o anel e a marca de vacina: havia um infiltrado do Maralto entre os candidatos. O Processo pode ser desprezível, mas suas provas são fascinantes!
Queria ver mais…
No ANO DO PROCESSO 105, com Ezequiel de volta à Causa, ele clama: “Eu tô aqui pra me explicar pra vocês. Pra contar o que aconteceu. Porque eu mudei”. Enquanto ele conversa com a Causa, para angústia geral, Marcela escuta tudo… Ezequiel é bem verdadeiro ao admitir que mudou de lado, e que “ser aprovado no Processo mexe com a sua cabeça”, mas embora ele possa ter sido fiel ao Maralto em algum momento, a morte de Julia o fez recuar novamente. Vemos cenas dele com a esposa e com o filho dela, no Continente, e o fato de eles terem que abdicar de tudo isso para viverem no Maralto era demais para Julia, que queria proteger seu filho, como qualquer mãe. Ezequiel, por sua vez, parecia já bem alienado com a ideia de que “se ele fosse merecedor, seria aprovado no Processo e eles se reencontrariam”. Pelo menos até que Julia se matasse.
Quando Julia se matou, abriu mão de sua vida no Maralto, Ezequiel foi chamado de volta à vida. Ele percebeu o quanto o Maralto era frio, o quanto a Causa tinha razão… por isso, queimando o corpo de sua esposa sozinho e jogando as cinzas no mar, ele tomou uma decisão e retornou: “Eu tô aqui pra acabar com o Processo, pra ajudar a Causa, por ela. Pela Julia”. E então o grande momento de revelação: O PLANO TODO DA BOMBA É DELE! Sinceramente, por essa eu não esperava. O plano redigido pelo Velho na carta que Silas e Joana recuperaram foi, na verdade, ditado por Ezequiel, e isso definitivamente muda as coisas, e eu devo dizer que sigo aprovando a ideia da bomba. É brutal, sim, e custará vidas inocentes, mas é um impacto de que eles precisam para que as coisas comecem a mudar… pra começar, as gerações futuras teriam medo de se inscreverem no Processo…
…mas Ezequiel ainda tem um segundo plano.
Além dos candidatos do Processo 105, todos os membros do Conselho seriam eliminados, já que ele os convidou para assistir à abertura pessoalmente, e assim ele poderá culpar Marcela por uma “falha na segurança”, e então a REVOLUÇÃO COMEÇA. Como Ezequiel diz: eles serão os FUNDADORES de um novo mundo. Depois desse plano concretizado, ele pode tentar reaproximar o Continente e o Maralto, construir um mundo sem divisões, e embora pareça um tanto quanto utópico, você sabe que o plano tem potencial. Ou teria, se Marcela não estivesse escutando tudo e viesse até Ezequiel, para MATÁ-LO. Acho que Ezequiel morre prematuramente, mas prefiro confiar no roteiro… agora, Marcela acusa a Causa pelo assassinato, e o corpo de Ezequiel é exposto em praça pública, de uma maneira bem doentia… “É ele! A Causa matou o chefe do Processo!”
Agora, também, Michele não pode mais voltar…
Uma das MELHORES COISAS do episódio foram as cenas dos FUNERAIS em paralelo. No Continente, na Causa, há um ritual para Ivana e seu corpo é queimado. No Maralto, temos o corpo de Ezequiel sendo “enterrado”, e é tudo muito distante, muito diferente… quase frio demais. Enquanto o elemento de um lado é o fogo, de outro é a água. O mais legal, para mim, foi ver o Rafael próximo a uma árvore, queimando um pedaço de pano e fazendo seu próprio mini-funeral a Ivana, com sentimento verdadeiro, e então jogando o pano em chamas na água… uma espécie de fusão dos dois funerais. Enquanto isso, os líderes atuais e cada lado fazem os seus discursos, e Marcela defende que eles devem dar prosseguimento ao Processo 105, dizendo: “Nós somos o Maralto. Nós somos os escolhidos. E vamos agir como os superiores que somos. É uma guerra que está iniciando”.
E isso é NOJENTO.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários