Ninguém Segura Esse Bebê (Baby’s Day Out, 1994)



“He’s doing everything in the book!”
Um dos meus FAVORITOS DE INFÂNCIA! Esse filme é tanta TERNURA que toda vez que eu o assisto, ainda hoje, é motivo de risadas e sorrisos que enchem o coração, além de umas lágrimas na conclusão do filme. Ele já foi repetidamente exibido na “Sessão da Tarde”, e eu sempre o assistia com a minha avó, e as memórias são boas e nostálgicas. É impressionante a inocência do filme e sua capacidade de alegrar-nos o espírito… tudo gira em torno de um bebê aventureiro que, quando é sequestrado, escapa de seus captores e segue as figuras e lugares de que se lembra em seu livro favorito: “BABY DAY’S OUT”. Ou, como ele o chama: “Boo-boo!” Cada sorriso, cada risadinha gostosa, cada situação mirabolante em que o Bebê Bink se encontra… uma variedade de possibilidades e, sempre, MUITO AMOR envolvido, nosso pelo bebê e por esse filme!
Já começamos o filme e eu estou todo arrepiado, com os desenhos do livro nos créditos iniciais, e aquela trilha sonora emocionante! Bink é o bebê de uma família extremamente rica e fútil, e a impressão é de que a babá é a única que o ama de verdade – certamente é a única que o conhece bem! Ela já sabe o livro do “Boo-boo” de cor, e o bebê adora. Os pais, bastante supérfluos, estão preocupados com a “fotografia do bebê no jornal”, e tem toda uma arrumação para que Bink fique perfeito para tirar essa foto… no entanto, os bandidos do filme aparecem fantasiados de fotógrafos e é muito fácil enganar a mulher, com a sua futilidade e desconhecimento do filho, e então Bink é sequestrado… e o seu livro favorito vai com ele. O pedido de resgate é de 5 milhões de dólares, e enquanto criança eu provavelmente não entendia a gravidade do filme…
Hoje eu culpo a mãe por abandonar o filho.
Uma vez sequestrado, a aventura começa. E EU RIO TANTO! Os bandidos trocam a roupinha do bebê, e colocam aquela com a qual lembraremos dele para o resto de nossas vidas: a blusinha listrada e o macacãozinho… ele podia estar MAIS FOFO?! A resposta é não. Então os bandidos têm um trabalhão divertido com fralda, com a mamadeira, e com fazer o bebê dormir. Naturalmente, eles não conseguem, e o cara dorme antes dele, e ele sai pela janela para seguir um pombo… quer dizer, tem um desenho do pombo no livro do “Boo-boo!” e a animação dele ao vê-lo é indescritível. E criança é bem desse jeito mesmo! Animado e destemido, o bebê sai engatinhando atrás do pombo, com os três bandidos paspalhos o seguindo, e o bebê dá um baile neles! Eles levam uma verdadeira surra e são sempre deixados para trás, com o bebê dando sorrisinhos LINDOS e rindo de forma tão gostosa.
Não sei se existe algo mais gostoso que essa risada sincera de criança!
Às vezes até parece deboche como ele passa do ladinho dos bandidos sem ser visto. Sua primeira grande ação, depois da escapada magistral, é entrar no ÔNIBUS AZUL, como do livro, e a cada vez que ele identifica algo que estava no livro, ele grita: “Boo-boo!” E é absolutamente FOFO em TODAS AS VEZES! <3 Do ônibus ele sai dentro da bolsa de uma mulher, e escapa de lá enquanto a mulher bate nos bandidos que a seguem e caçoam dela… então, temos uma das cenas mais icônicas, mais divertidas e MAIS FOFAS de todo o filme: QUANDO O BEBÊ É EMPURRADO PELA PORTA GIRATÓRIA! Sério, como eu AMO essa cena, essa risadinha, essa diversão toda do Bink… não poderia ser mais fofo. É assim que ele acaba em um hotel, mas sai de lá embaixo do carrinho de uma menininha, tomando toda a sua mamadeira, inclusive. Coisa mais linda!
Quando deixa o hotel, o bebê aparece na televisão por alguns segundos, quando se enrosca nos cabos do microfone de uma repórter, e é só o suficiente para que os bandidos o localizem de novo e o sigam atrás de um táxi (como no “Boo-boo!”) e, por fim, até o ZOOLÓGICO! Para entrar no zoológico, o bebê precisa atravessar a rua muito movimentada, e é um desespero, embora seja repleto de diversão. Por baixo de um caminhão, por exemplo, e parando nos momentos exatos, entrando no zoológico de seu livro, e se escondendo junto com um gorila dentro de uma jaula em uma das cenas mais ICÔNICAS do filme, enquanto os bandidos tentam resgatá-lo e ele é prontamente defendido pelo gorila que cuida dele como seu próprio filhote. A cena do cadarço, do cabo de vassoura, e o que é mais lindo: O BEBÊ E O GORILA DORMINDO JUNTOS.
Que amor <3
Em paralelo a essas cenas divertidas e fofas do bebê, também vemos o desespero da família o buscando ao lado da polícia, e por mais que seja uma sequência triste, eu acho que tudo é perfeitamente NECESSÁRIO. A preocupação com o filho muda a família de algum modo, que deixa de ser tão absurdamente fútil e distante. É um tanto quanto doloroso quando a mãe comenta: “Hoje de manhã, tudo o que eu queria era a foto do meu bebê no jornal. Eu consegui o que queria”, mostrando a foto do bebê desaparecido. Pesado. Também quando eles invadem a casa de uma mulher e ela espera que o bebê no bercinho seja o dela, e não é… enquanto isso, o bebê está de volta com os bandidos, que quase são pegos por policiais meio incompetentes, mas ele escapa com a ajuda de um isqueiro (?), colocando fogo na causa de Eddie, o líder dos vilões.
Doeu eu mim ver aquele fogo sendo apagado.
Então, o grande CLÍMAX do filme, que leva o bebê até um PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO. A introdução da cena é uma graça, com o seu olhar fascinado para tudo ao seu redor, e é por causa de sua fome que ele acaba içado por uma espécie de grua, e dali em diante é PURA CONFUSÃO e DESESPERO. O desespero é nosso, que sabemos dos riscos, mas para o Bebê Bink é toda uma diversão. A risadinha quando ele começa a subir, ou então quando o Eddie cai numa baba dele e leva uma martelada na cabeça, e ele se diverte rindo e ainda balança a cabecinha de “Não, não”. Ali, ele se diverte, faz loucuras, e sai em segurança, enquanto os três bandidos se ferram mais do que os bandidos de “Esqueceram de Mim”. Ali, ele os venceu definitivamente. E com o dia chegando ao fim, a sua aventura também está bem perto de terminar, ele só tem que ser encontrado.
E quem sabe onde encontrá-lo? A BABÁ, É CLARO. Afinal de contas, quando o policial começa a falar sobre os lugares onde o bebê foi avistado, ela se dá conta: “He’s doing everything in the book!” Assim, a babá sabe exatamente onde procurá-lo agora, sabe onde ele estará: lá com os velhinhos. A chegada dele lá é FOFÍSSIMA, com uma risadinha gostosa, e eu chorei. Chorei também com a alegria do velhinho, e com quando a polícia chega com a família e os velhinhos estão cantando ao redor do bebê, enquanto ele ri e dança… que coisinha mais fofa. É um reencontro bem bonito, e ele ainda consegue entregar os bandidos à polícia, apontando para onde o seu livro está: “We’re going back to the tick-tack to get the Boo-boo!” Chorei com o livro caindo aberto na cena final, da família (“This is the end of the story”), e com a cena recriada na vida real, com o Bink e seus pais… ele estava mais fofo que nunca brincando naquele berço, batendo palminhas… rindo.
E então ele puxa um novo livro da estante: “BABY’S TRIP TO CHINA!”
Cresci esperando essa sequência <3 RISADINHA MAIS FOFA! \o/


Para mais filmes assim, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz.


Comentários