María la del Barrio – Maria do Bairro


“Y soy María / María la del Barrio”
Temos, aqui, uma das MELHORES novelas da Televisa, protagonizada por Thalía! Eu sou um grande apaixonado por Maria do Bairro e por toda a energia gostosa que a novela traz, além da interpretação emocionante e fantástica da belíssima Thalía! Maria do Bairro, um “dramalhão” mexicano, tem tudo aquilo que adoramos, como drama, sofrimento, mas também muito amor e muita diversão… e é uma trama bem complexa, dividida em 3 atos nos quais MUITA coisa acontece, como eu explorarei com calma nos textos seguintes. Maria do Bairro conquistou fama internacional e o status de clássico, e ela consegue nos prender e nos cativar desde o começo, com a história de uma garota pobre que perde a madrinha no dia de seu aniversário de 15 anos, e então é levada por Don Fernando, a pedido do Padre Honório, para a Casa dos De la Vega.
Maria é doce, gentil, linda e não muito educada – quer dizer, eu acho que a Maria é uma LUZ na vida de todo mundo que está perto dela, mas ela tem um jeitão bronco de quem cresceu no “Bairro”, e isso é material para as brilhantes e divertidas cenas iniciais que contam com Don Fernando a protegendo a qualquer custo, enquanto Victoria e Soraya não suportam a garota… lentamente, no entanto, depois de dar shows HILÁRIOS assim que chega à casa, “Maria do Bairro”, como passa a ser chamada, acaba conquistando a confiança e o coração de todo mundo… até de Luis Fernando De la Vega, o problemático filho de Don Fernando que, a princípio, se aproxima dela apenas para “brincar” com ela. Com seu vestidinho preto, suas meias verdes rasgadas, e uma coroa que ela sempre carrega sobre os lindos cabelos cacheados…
Como não se encantar por Maria?
A trama cresce de uma forma estrondosa. O roteiro de Inés Rodena explora três ricas fases, a primeira com a chegada de Maria do Bairro à Mansão e o seu romance com Luis Fernando, interrompido por uma armação de Soraya Montenegro, que consegue fazê-lo se casar com ela – mas a trama é marcada mesmo por toda a história que se desenvolve depois da gravidez de Maria, quando ela surta e, fora de suas faculdades mentais, acaba dando o seu filho no parque, para uma vendedora de doces. Nos anos seguintes, Maria buscará Nandinho incessantemente, até que o encontre de volta e precise, a partir de então, conquistar o seu amor, antes de dizer-lhe a verdade de que é sua mãe, com medo de que ele vá odiá-la por isso… e a história ainda guarda surpresas para DEPOIS que toda a história de Nandinho TAMBÉM está resolvida!
Sim, uma NOVELA E TANTO! <3
Maria do Bairro é a conclusão da chamada “Trilogia das Marias” de Thalía, antecedida por María Mercedes, em 1992, e Marimar, em 1994. Maria do Bairro, um remake de “Los ricos también lloran” (que por sua vez é um remake de “Raquel”, telenovela venezuelana), foi produzida pela Televisa e exibida entre 14 de Agosto de 1995 e 26 de Abril de 1996, em 184 capítulos de aproximadamente 20 minutos – a telenovela foi vendida em 92 capítulos de 40 minutos, que foi mais ou menos como o SBT a exibiu pela primeira vez em 1997, entre 20 de Fevereiro e 26 de Julho, substituindo “Marimar” e antecedendo “Chiquititas”. O sucesso da novela foi tanto no Brasil que o SBT já exibiu a novela um total de SETE VEZES, sendo a primeira reprise ainda em 1997, em dezembro, e depois novamente em 2004, 2007, 2012, 2013 e, mais recentemente, 2015, mas não para todos os estados.
Não só no Brasil Maria do Bairro foi um sucesso estrondoso! No México, país de origem, a telenovela foi um SUCESSO de público, e contou com algumas reprises, mas ela também foi exibida em MAIS DE 50 PAÍSES, e ganhou versões em outros lugares, como a versão nas Filipinas, nomeada, também, María la del Barrio, de 2011. Adaptados de “Os Ricos Também Choram”, e portanto não seguindo necessariamente a trama da novela protagonizada por Thalía, mas a história que lhe serve de base, tivemos um remake brasileiro feito em 2005, com esse título e um feito em parceria entre o México e os Estados Unidos, pela Telemundo, nomeado “Marina”, em 2006. Especula-se que o México planeja um novo remake de María la del Barrio, e Maite Perroni poderia ser a nova intérprete de Maria – EU ADORARIA VER ESSA VERSÃO!
Alguns personagens marcantes precisam ser mencionados aqui. É o caso do doce Don Fernando, por exemplo, que protege e ama Maria desde o primeiro instante, cuja relação com a jovem fica muito mais bonita a cada momento – ele a ama intensamente, como uma FILHA! Mais tarde conhecemos Agripina, simples e amorosa, que criou Nandinho como seu próprio filho depois que “uma louca no parque” lhe entregou um bebê. O próprio Nandinho, um rapaz jovem, vendedor de bilhetes de loteria, que tem sua vida transformada quando Maria o conhece, e Tita, a filha adotiva de Maria e Luis Fernando, que gostaria de ter mais atenção da mãe do que tem. Entre os vilões principais, marcamos Soraya Montenegro, claro, clássica, e um pouco de Penelope, que participa como amante de Luis Fernando, depois como chantagista da família e, por fim, como companheira de cela de Maria do Bairro.
Mas vamos deixar isso para outras ocasiões…
Maria do Bairro é um sucesso inegável, e quando começamos a assistir, é fácil de entender o porquê. Maria é cativante desde o princípio, com seu cabelo lindo, seu figurino pobre, sua maneira simples, mas determinada, de se portar – não tem como não sorrir em sua presença, até que ela se torne uma mulher triste que busca seu filho. Ali, você já se apaixonou por Maria, e mesmo que ela deixe de ter um pouco de sua luz e vivacidade, agora você quer vê-la voltar a ser feliz, porque ansiamos pelo momento em que ela FINALMENTE vai encontrar o seu filho de volta… a telenovela tem uma produção eficiente, e interpretações brilhantes em uma trama bem escrita que nos prende do começo ao fim. Com muita história se desenrolando, uma atrás da outra, Maria do Bairro nos prende, sempre com novidades e maravilhas. Lágrimas, risadas, amor.
Um verdadeiro primor da arte das telenovelas!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Essa é a minha Maria favorita! A que eu mais gosto, a que eu mais assisti, e a que eu nunca me cansarei de assistir e nem de ler algo sobre. Maria do Bairro é uma novela maravilhosa, e eu concordo com você, meu amor, em muitas coisas... Em como as três fases da novela são igualmente maravilhosas e bem construídas. É bem verdade que o roteiro de Maria do Bairro talvez seja o mais cheio de acontecimentos, porque realmente acontece muita coisa nessa última Maria. Eu adoro os vilões (alô, Soraya!), e todos os acontecimentos da trama. É uma novela que você fica vidrado, ela consegue te prender pra valer. Sobre os cuidados do Dom Fernando com a Maria, eles são muito fofos e sinceros mesmo. E sobre o Nandinho ser vendedor de bilhetes de loteria, eu acho que ele é filho da Maria Mercedes kkkkkkkkk... Enfim, é um dramalhão daqueles, do jeitinho que amamos! Já estou ansioso pelos próximos textos, porque está aberta a temporada de maratona dos textos de Maria do Bairro... Ebaaaaaa👏👏👏👏 Vai ser maravilhoso ler todos eles, minha vida. Já está sendo. Relembrar os melhores momentos desse clássico através de seus textos será um prazer! 😘😘😘😘 Te amo♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEEEEY! "Y a mucha honra"

      Que bom, meu amor! Que comece a maratona de textos, espero seus comentários... "Maria do Bairro" é mesmo muito maravilhosa... esses textos foram escritos há tanto tempo que eu já estou morrendo de saudades da novela de novo <3 SEMPRE haha

      Excluir

Postar um comentário