Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, 2017)


“I’m Mary Poppins, y’all!”
Que ritmo, que efeitos e que elenco maravilhoso! Guardiões da Galáxia Vol. 2 é mais ou menos tudo o que esperávamos e talvez mais – porque seguindo os passos do primeiro filme, com um elenco carismático e um tom muito mais debochado, esperamos da franquia um humor mesclado às mais mirabolantes batalhas espaciais. Guardiões da Galáxia, Vol. 2 é bem sucedido em trazer isso de volta e um roteiro muito melhor do que o primeiro, buscando o pai de Peter Quill, que conhecemos na Terra em 1980 e depois aparece quase como Darth Vader, dizendo a Peter que “é seu pai”. Por outro lado, o vilão foi muito bem construído e o plano de “destruição da galáxia” era impactante… então sim, Rocky, vocês poderão aumentar seus preços depois de salvar a galáxia pela SEGUNDA VEZ! E o final emocionante realmente me comoveu!
Fora, é claro, a FANTÁSTICA trilha sonora… agora Peter Quill está com a sua segunda fita, e ele não é o único apaixonado por música – no meio de uma colorida batalha (o estilo gráfico de Guardiões da Galáxia me fascina!), Rocky está arrumando o sistema de som, como se fosse uma prioridade… e para o Baby Groot, realmente parece ser. Quando o filme começou a tocar “Mr. Blue Sky” e o Baby Groot começou a dançar (depois de ter dito um primeiro “I am Groot”), no meio da batalha que os demais Guardiões enfrentavam (Drax pulando dentro da boca da criatura foi uma coisa bizarra), eu tive certeza de que era o mesmo Guardiões que eu tinha amado uns anos atrás. Sensacional! A música sempre nos fascina e é uma marca registrada dos Guardiões. Dessa vez, a trilha sonora inclui Fleetwood Mac, Sam Cooke, George Harrison, Cat Stevens, e MUITO MAIS…
A ação do filme começa rápida, quando os Soberanos atacam os Guardiões por Rocket ter roubado umas baterias, e eles são salvos por uma figura misteriosa que se revela, depois, o pai de Peter Quill – enquanto parte da equipe vai com ele a seu planeta, outra parte fica para trás para consertar a nave que caiu em um planeta próximo, e os Soberanos contratam Yondu Udonta para capturar os Gaurdiões… e Yondu está prestes a sofrer um motim quando ele mostra relutância em relação a Peter. Ali temos cenas ÓTIMAS, como o Rocky e o Yondu tentando conseguir uma crista nova para Yondu, com o Baby Groot indo e voltando do quarto, trazendo sempre o objeto errado… COMO EU RI DAQUILO! Ah, e também ri muito do Rocket jogando a nave por uns 200 saltos, mesmo que isso não fosse bom para o organismo de um mamífero.
Mas os efeitos foram LINDOS!
E foi assim que vimos o Stan Lee nesse filme.
O segundo grupo de Guardiões está com Ego, o pai de Peter Quill, em seu planeta. E QUE PLANETA MAIS LINDO! Bem, repleto de perigos e megalomania, como veremos mais tarde, mas não deixa de ser um planeta admirável. Tudo ali é encantador. As construções grandes e detalhados, a maneira como a natureza se espalha e se mistura a tudo. Um visual realmente perfeito. E ali nós conhecemos Mantis, que possui poderes empáticos que rendem boas cenas! Tanto tocando Peter e falando que ele sente amor romântico, sexual, por Gamora, apontando para ela, ou tocando Drax e começando a rir descontrolada de tudo. Sobre Peter e Gamora, eles têm um “lance não verbalizado”, mas diferente do que Drax achava, ELA DANÇA. E as cenas de Drax e Mantis foram sensacionais, cruéis e hilárias! Ele falando que ela era horrível, repugnante e tudo o mais… e a inocência dela.
Tem como não amar tamanha fofura?
Assim, quando o clímax se aproxima e Ego mostra todo o seu plano maquiavélico de EXPANSÃO, temos uma discussão importante que, a meu ver, é a grande base de Guardiões da Galáxia: O QUE É UMA FAMÍLIA?! Eles mesmos não são apenas amigos, são uma família. Então temos cenas que mostram como Yondu e Rocky são parecidos, e como Yondu SE IMPORTA com Peter Quill, que se decepciona com o pai que estava feliz por ter finalmente encontrado. Também temos aquela eletrizante batalha final de Gamora versus Nebulosa quando está última ataca a irmã no Planeta de Ego, mas acaba com Gamora salvando a sua vida… as coisas estão mudando. E é muito bonito ver toda essa discussão a respeito de amor e de família, a mensagem é muito bem-vinda! Mas então, quando Peter Quill é exaltado por sua “conexão com a Luz”, Ego mostra todo seu plano.


E é ASSUSTADOR.
Ego, sendo um Celestial, quer transformar todo o universo NELE. Ele é aquele Planeta, ele molda tudo ao seu redor à sua maneira, e ele quer fazer isso com o MUNDO TODO. E ele precisa da ajuda e da conexão de Peter Quill com a Luz. Assim, o clímax ficou eletrizante e muito forte, mesclado a todo o humor e graça de Guardiões da Galáxia. Para mim, foram as melhores cenas, desde “I’m Mary Poppins, y’all!” até a grande BATALHA de Peter versus Ego (num estranho crossover de Doutor Estranho e Lanterna Verde), na qual a energia fluía e era moldada conforme o CORAÇÃO de Peter queria, coisa que ele conseguiu apenas com a ajuda de Yondu! TEVE ATÉ PAC-MAN, O QUE FOI HILÁRIO! Mas não podemos esquecer das ÓTIMAS cenas de Rocket com Groot, entregando-lhe o dispositivo para explodir o planeta, explicando que botão apertar.
“I am Groot. I am Groot. I am Groot”
“NÃO! NÃO ESSE BOTÃO!”
O Baby Groot estava adorável, a grande FOFURA do filme! <3
Depois de um clímax eletrizante e cheio de acontecimentos, temos uma finalização muito boa para um filme excelente – foi emocionante como Yondu salvou Peter Quill do Planeta de Ego, e entregou-lhe a chance de sobreviver em detrimento de sua própria vida. Foi um sacrifício lindo e doloroso. Quando Peter viu o PAI morrer na sua frente… TRISTE. Mas foi uma belíssima demonstração de amor, que fechou bem o filme, de forma mais emotiva do que eu esperava. Uma linda cerimônia, um lindo discurso de Peter, que finalmente reconheceu Yondu como seu pai, e a cremação que o solta no espaço… por fim, tivemos até a chegada dos amigos para um “Funeral de Saqueadores”, repleto de fogos de artifício e tudo… realmente ficou muito bonito, como Mantis comentou – ao que Drax teve que responder: “So are you. On the inside”.
Sério, estava emocionado, MAS RI DEMAIS COM ISSO! \o/
O filme, por fim, BATE O RECORDE de cenas pós-créditos, com um total de CINCO, mas eu acho que se algum filme deveria ter tantas cenas pós-créditos assim, esse filme tinha que ser Guardiões da Galáxia. Tem a ver com o ritmo e o humor do filme! Os créditos foram recheados de “I am Groot” (contei uns 12), espalhados no lugar de nomes, ou então em constelações, e em um mapa espacial no lugar do corriqueiro “You are here”, e eu achei isso uma graça. Sobre as cenas pós-créditos, os Soberanos agora preparam ADAM, que pode ser o vilão do próximo filme (eles vão retornar, o filme nos avisou isso), e Groot está crescendo… já é um adolescente! E QUE CENA ÓTIMA, DELE NO QUARTO BAGUNÇADO E O PETER DANDO BRONCA! O “I am Groot” mais debochado de todos… e Stan Lee! Stan Lee, com “muitas mais histórias para contar”, estava NA ÚLTIMA CENA!
Filme sensacional, super recomendado!

Para outras reviews de FILMES, clique aqui.


Comentários

  1. O êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. É um dos filmes mais divertidos que já vi, gostei muito como se desenvolve a história, o roteiro é muito divertido para pequenos e grandes, em todo momento nos fazem rir. Eu gostei muito a participação de Dave Bautista, ele é um ótimo ator, recém o vi em Blade Runner 2049 é excelente! Quero ver novamente, eu gosto como interpreta o seu personagem, é um filme muito original. Acho que o diretor Denis Villeneuve fez um ótimo trabalho no filme, ele conseguiu fazer uma sequela impecável e manteve a mesma atmosfera. A fotografia é impecável e o elenco é incrível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário